Robô monitora a rede de esgoto em Vitória para identificar ligações clandestinas

Os testes começaram nesta terça-feira (4), inicialmente em Jardim Camburi.

 

Samu Ferreira/TV Gazeta

Um robô está sendo testado pela Companhia Espírito Santense de Saneamento (Cesan) para monitorar a rede de esgoto em Vitória, identificando ligações clandestinas, por exemplo. Os testes começaram nesta terça-feira (4), inicialmente em Jardim Camburi.
O robô, que ganhou o nome de mouse, tem câmeras, tração nas quatro rodas, blindado e a prova d’água, capaz de girar 360 graus. Tudo isso para monitorar as tubulações.
Jardim Camburi foi o bairro escolhido para testes por 30 dias porque é uma região onde, segundo a prefeitura, todas as residências têm a rede de esgoto ligada à Cesan. Mas nesses dois dias já foram descobertas falhas que levam o esgoto para o mar.

 

Como funciona

Toda vez que o robô é colocado na rede, o equipamento pode percorrer até 100 metros. No percurso, ele monitora tudo. O que a câmera grava lá embaixo é checado por uma equipe que fica na rua, pois as imagens chegam a um monitor.

Imagem captada pelo robô em tubulação de esgoto, em Vitória (Foto: Vieomonitoramento/Robô Mouse)

 

“Quando a gente detecta alguma irregularidade, tiramos print pra registrar, demarcamos o local na superfície e colocamos em relatório. A partir dessas marcações, a gente consegue fornecer à Cesan as informações necessárias para um futuro reparo”,explicou o operador do robô, Igor Lemos.
O protótipo, que está sendo testado em Jardim Camburi, fica numa região com cerca de 1500 casas e apartamentos. “Nós observamos que, ao analisarmos a água no início, onde é canalizado, ela apresenta uma qualidade. Onde ela desagua no mar, piora essa qualidade. Então com isso há indícios de que existe lançamento indevido de esgoto nesse trecho de drenagem”, disse o diretor de operações da Cesan, Luiz Cláudio Rodrigues.

O serviço custou R$ 50 mil reais, e com o resultado em mãos, a Cesan promete agir. “O objetivo é descobrir onde estão localizados esses lançamentos e posteriormente nós vamos entrar com as obras, tirando da rede de drenagem pluvial e colocando na rede de esgoto da Cesan”, garantiu Luiz Cláudio.
A Cesan disse que a intenção é continuar com esse trabalho em outras regiões depois do teste em Jardim Camburi.

 

Assista à versão desta reportagem que foi ao ar no ESTV 1ª Edição:

 

https://globoplay.globo.com/v/6999845/

 

Fonte: www.g1.globo.com/es/espirito-santo

ABES-ES

A Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental - ABES é uma associação com fins não econômicos, fundada em 1966, que reúne no seu corpo associativo cerca de 10.000 profissionais do setor, e tem como objetivos o desenvolvimento e o aperfeiçoamento das atividades relacionadas com a Engenharia Sanitária e Ambiental, na busca da melhoria do meio ambiente e da qualidade de vida da sociedade brasileira.
José Farias, 98/505
Santa Luíza - Vitória/ES
29045-430
Atendimento das 13h30 às 17h30
+55 (27) 998566592
Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental – ABES, seção ES.CNPJ 33 945 015 0017 – 49

Vitória – ES

Contato exclusivo para notas fiscais, documentações, cadastros e trâmites financeiros:
comercial@abes-es.org.br