Projeto de lei será votado e pode facilitar o acesso e a compra de painéis solares no Brasil

É hora da energia solar chegar à casa dos brasileiros

Na próxima quarta-feira,16/12, a Comissão de Minas e Energia da Câmara dos Deputados deve votar um projeto de lei que pode fazer com que a energia solar chegue à casa de todos os brasileiros: o PL do Sol (8322/14). Além de prever isenções para os componentes de um sistema fotovoltaico, o PL também traz alternativas para a ausência de linhas de financiamento para os cidadãos que desejam gerar sua própria energia. Portanto, ficará mais barato e fácil para que todos nós, brasileiros, tenhamos um sistema fotovoltaico em casa.



Hoje, cerca de 20% do preço de um sistema fotovoltaico é composto por tributos. Se o PL for aprovado, o valor que pagaremos para ter energia solar em casa cairá até 15%. Além disso – e talvez uma das novidades mais importantes – todo trabalhador terá a opção de resgatar seu dinheiro do FGTS para adquirir um sistema e economizar na conta de luz.



O Brasil conta com mais de mil sistemas de geração de energia solar em casas e estabelecimentos. Se aprovado, o PL do Sol poderá elevar este número para 1 milhão de sistemas até 2020.



Para isso, contudo, é preciso que a sociedade civil pressione fortemente os parlamentares. Esse Projeto de Lei já deveria ter sido votado há dois meses, mas foi adiado, devido a pressões do Governo – que é contra a proposição e quer que o brasileiro continue a pagar mais caro por sua conta de luz.

 


 

Jovens instalam placas solares no telhado em Vila Isabel, Rio de Janeiro/RJ. (©Otávio Almeida/Greenpeace)

 
Fonte: Greenpeace

Deixe um comentário

ABES-ES

A Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental - ABES é uma associação com fins não econômicos, fundada em 1966, que reúne no seu corpo associativo cerca de 10.000 profissionais do setor, e tem como objetivos o desenvolvimento e o aperfeiçoamento das atividades relacionadas com a Engenharia Sanitária e Ambiental, na busca da melhoria do meio ambiente e da qualidade de vida da sociedade brasileira.
José Farias, 98/505
Santa Luíza - Vitória/ES
29045-430
Atendimento das 13h30 às 17h30
+55 (27) 998566592
Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental – ABES, seção ES.CNPJ 33 945 015 0017 – 49

Vitória – ES

Contato exclusivo para notas fiscais, documentações, cadastros e trâmites financeiros:
comercial@abes-es.org.br