O PROJETO

A Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (ABES), seção ES, propõe o projeto “Para onde vai o seu cocô?”, com o objetivo de promover a educação ambiental, com foco no saneamento básico. O modo como são feitos tratamento de esgoto, encanamentos, cuidados específicos e os processos envolvidos não são claros para a população, especialmente para as crianças.

Assim, buscamos promover, de forma lúdica, uma compreensão mais clara sobre sua importância, cuidados, integração com a rede pública e a tarefa de cada pessoa nesse funcionamento.

No projeto “Para onde vai seu cocô?” será realizada uma sequência de contações de histórias em escolas públicas, além da produção de um livro infantil, um jogo e um evento público.

Os produtos propostos abordarão o tratamento do esgoto doméstico, seu percurso, a estrutura de encanação e o que ocorre até a chegada às estações de tratamento de esgoto (ETE). Também serão destacadas as precauções necessárias e as atitudes que podem prejudicar esse fluxo. O projeto integra conceitos de ESG, incentivando o reaproveitamento de resíduos e melhores práticas na gestão de recursos hídricos.

oBJETIVO gERAL

Promover a educação ambiental, com foco no saneamento básico, de forma lúdica e interativa, visando conscientizar crianças do Ensino Fundamental I e suas famílias sobre a importância do sistema de esgoto para a saúde pública e o meio ambiente, incentivando boas práticas no uso e na conservação da rede de esgoto.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

Promover o entendimento sobre o sistema de esgoto e sua importância para a saúde pública e o meio ambiente, em conformidade com a Lei nº 11.445/2007, que estabelece as diretrizes nacionais para o saneamento básico.
Ensinar, de forma lúdica e educativa, o caminho percorrido pelo esgoto doméstico até as estações de tratamento.
Alertar sobre os prejuízos e problemas causados por práticas domésticas inadequadas, como o descarte de lixo e óleo nas tubulações.
Incentivar boas práticas para manter o funcionamento eficaz da rede de esgoto.
Realizar um evento de encerramento para envolver a comunidade e reforçar os conceitos trabalhados.

Público Alco

Crianças de 6 a 11 anos do Ensino Fundamental I de escolas públicas da Grande Vitória, professores dessas séries e seus familiares, com foco em alcançar tanto o público infantil quanto os adultos responsáveis por sua formação e orientação, promovendo a conscientização coletiva sobre saneamento básico.

Estrutura do Projeto:

Livro Infantil

Poético, ilustrado e rimado, descrevendo o trajeto do esgoto desde o encanamento até a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE). Ele será a base para contações de histórias e atividades lúdicas.

Contação de Histórias:

Realizada em cinco escolas públicas e no evento de encerramento, com foco na jornada do esgoto e os cuidados necessários para o sistema.

Jogo de Tabuleiro Gigante

Interativo, reforça conceitos de saneamento básico. As crianças avançam ou retrocedem com base em ações simuladas, como descarte correto de óleo ou lixo.

Palestras Educativas

Ministradas por especialistas voluntários da ABES, para esclarecer dúvidas de alunos e pedagogos.

Evento de Encerramento

Realizado no Parque Moscoso, com música, distribuição de livros, atividades lúdicas e ampla participação da comunidade.

Ações do projeto:

Impressão de 10 mil livros
Divulgação do livro e das ações de comunicação;
Distribuição dos livros de forma gratuita
Site one-page do projeto conta o livro digital de forma acessível e pública;
Ação integrada com contação de história e jogo interativo em 5 escolas públicas dos seguintes municípios da Grande Vitória: Vitória, Serra, Vila Velha, Viana e Cariacica;
Distribuição do kit brinde para os ganhadores do jogo interativo sobre o tema “Para onde vai o seu cocô?”;
Evento Público de encerramento: Contendo banda infantil, animadores de festa, a contação de história, brincadeiras, brinquedos como pula-pula, piscina de bolas, distribuição de pipocas e algodão doce.

Equipe do Projeto

Edumar Ramos Coelho

Coordenadora geral e responsável financeira

Engenheira civil pela Universidade Federal do Espírito Santo, Doutorado em Hidráulica e Saneamento pela Escola de Engenharia de São Carlos. Atualmente é Professora Titular da Universidade Federal do Espírito Santo. Tem experiência na área de Engenharia Sanitária, com ênfase em Técnicas Avançadas de Tratamento de Águas para remoção de microcontaminantes.

Aline Dias

Escritora

Escritora e jornalista, publicou sete livros em diversos gêneros, inclusive os infantis “E se o mundo descostura?” e “O Roubo do Sol”, em parceria com os espanhóis Max Hidalgo e Irene Pérez. Nascida em Cachoeiro do Itapemirim, passou a infância em Iúna e seguiu para Vitória, onde fez Ensino Médio e se graduou em Jornalismo pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes). Trabalhou como repórter para veículos de imprensa como A Tribuna, Folha Vitória, TV Assembleia e Veja. Coordenou a comunicação da Secult/ES entre 2019 e 2023. Lançou os livros: “Vermelho” (novela – 2012), “Além das pernas”, (contos – 2015), “A única coisa que fere é manhã pós-amor” (prosa poética-2017), “Sem a Loucura não dá” (organização, contos -2017), “E se o mundo descostura?” (Infantil – 2023), “Suja” (poesia-2024), Bagunça, (romance – 2025) e O Roubo do Sol (infantil – 2025). Todos pela Editora Maré. Apresenta o programa Marca Texto, que fala sobre literatura na Espírito Santo FM toda terça-feira às 20h. Edumar Ramos Coelho – Coordenadora Geral e responsável geral Engenheira civil pela Universidade Federal do Espírito Santo, Doutorado em Hidráulica e Saneamento pela Escola de Engenharia de São Carlos. Atualmente é Professora Titular da Universidade Federal do Espírito Santo. Tem experiência na área de Engenharia Sanitária, com ênfase em Técnicas Avançadas de Tratamento de Águas para remoção de microcontaminantes.

Gabrielle Sartório Moura

Produtora Geral e Executiva

Gabrielle Sartório é profissional com ampla experiência em produção de eventos, gestão de projetos e comunicação, com atuação destacada no terceiro setor, na área cultural e em iniciativas institucionais. Ao longo da carreira, participou do planejamento e da execução de eventos de grande porte, como seminários nacionais e internacionais, reuniões de cúpula e encontros técnicos, tendo atuado em eventos como a Reunião de Cúpula do G20 – Cultura, o Seminário de Políticas para Economia Criativa: G20 + Ibero-América (Casa Firjan – RJ), e o XIII SESMA – Seminário Estadual de Saneamento e Meio Ambiente (Vitória – ES).
Possui experiência na coordenação de logística, captação de recursos, relacionamento com stakeholders, produção executiva e articulação com equipes multidisciplinares. Atua também na área de comunicação, com foco em planejamento estratégico, mídias sociais, desenvolvimento de conteúdo, fortalecimento da imagem institucional e atendimento ao público.
Sua formação tem enfasê em Comunicação Social, Publicidade e propaganda e Tecnologia em Marketing.

Maria Helena Alves

Coordenadora técnica

Possui graduação em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Rio de Janeiro UFRJ (1986) e mestrado em Engenharia Civil – Área: Engenharia de Recursos Hídricos pela Coordenação dos Programas de Pós Graduação em Engenharia – COPPE/UFRJ (1993). Possui também MBA em Gestão Empresarial pela FGV/Murad (2013). Foi Gerente de Meio Ambiente e Gestora da Divisão de Gestão Ambiental da CESAN – Companhia Espírito Santense de Saneamento, antes de se aposentar em 2021. Foi membro do Conselho Estadual de Recursos Hídricos – Espírito Santo, representando a CESAN por vários anos. Foi membro do Conselho Nacional de Recursos Hídricos (CNRH) e Câmara Técnica de Água Subterrânea (CTAS/CNRH), representando o setor de Saneamento. Tem experiência na área de Meio Ambiente/Recursos Hídricos, com ênfase em Planejamento Integrado d os Recursos Hídricos, atuando principalmente nos seguintes temas: gestão ambiental, recursos hídricos, gestão de recursos hídricos, outorga, licenciamento ambiental, hidrologia, saneamento ambiental e legislação ambiental. Aposentada em novembro de 2021, quando em exercício profissional na CESAN. Mantem o exercício de suas atividades profissionais com a  participação em bancas de aprovação de tese de Mestrado e representando a ABES-ES (Associação de Engenharia Ambiental e Sanitária – seção Espírito Santo) no Conselho Estadual de Recursos Hídricos – Espírito Santo e na Câmara Técnica de Regulação.

Seja um patrocinador!

Deixe seus dados que em breve entraremos em contato

Ou entre em contato com diretamente

ABES-ES

A Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental - ABES é uma associação com fins não econômicos, fundada em 1966, que reúne no seu corpo associativo cerca de 10.000 profissionais do setor, e tem como objetivos o desenvolvimento e o aperfeiçoamento das atividades relacionadas com a Engenharia Sanitária e Ambiental, na busca da melhoria do meio ambiente e da qualidade de vida da sociedade brasileira.
José Farias, 98/505
Santa Luíza - Vitória/ES
29045-430
Atendimento das 13h30 às 17h30
+55 (27) 998566592
Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental – ABES, seção ES.CNPJ 33 945 015 0017 – 49

Vitória – ES

Contato exclusivo para notas fiscais, documentações, cadastros e trâmites financeiros:
comercial@abes-es.org.br