Programa Produtor de Água seleciona consultores para produção de manuais sobre práticas de conservação de solos e recursos hídricos

A Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA) está com duas seleções para consultor(a) abertas até 6 de fevereiro, uma terça-feira. Ambas tratam da contratação de consultorias técnicas especializadas para a elaboração de manuais de práticas para conservação de solos e recursos hídricos do Programa Produtor de Água, sendo uma relativa a práticas mecânicas, conforme o Edital nº 8/2024; e outra voltada para práticas edáficas (relacionadas ao solo), de acordo com o Edital nº 9/2024. As oportunidades foram publicadas no Diário Oficial da União (DOU) desta terça-feira, 23 de janeiro.

Segundo o Edital nº 8/2024, a seleção de um(a) consultor(a) para a elaboração do Manual de Práticas Mecânicas para Conservação de Solos e Recursos Hídricos do Programa Produtor de Água é realizada na modalidade produto, com duração de 180 dias. Os(as) interessados(as) em participar do processo seletivo deverão consultar o termo de referência com código 24649 e manifestar interesse através do site do Instituto Interamericano de Cooperação para Agricultura (IICA), por meio de cadastramento e anexação do currículo.

Essa seleção exige que os(as) candidatos(as) tenham nível superior em cursos vinculados aos Conselhos Regionais de Engenharia e Agronomia (CREAs), preferencialmente em Ciências Agrárias, com tempo mínimo de formação de cinco anos. Além disso, é desejável que os(as) candidatos(as) possuam especialização, mestrado ou doutorado na área. Também é desejável experiência profissional em conservação de microbacias hidrográficas, conservação de água e solo e em adequação hidroambiental de estradas de terra.

A outra seleção, regida pelo Edital nº 9/2024, também é realizada na modalidade produto, com duração de 180 dias. O(a) consultor(a) contratado deverá elaborar o Manual de Práticas Edáficas para Conservação de Solos e Recursos Hídricos do Programa Produtor de Água. Os(as) interessados(as) em participar da seleção deverão consultar o termo de referência código 24651 e manifestar interesse através do site do IICA, por meio de cadastramento e anexação do currículo.

Para esta vaga, os(as) candidatos(as) devem ter nível superior completo há pelo menos cinco anos em área das Ciências Agrárias, do Ambiente ou Biológicas. É desejável especialização, mestrado ou doutorado, além de experiência profissional na formulação de planos, projetos ou pesquisas relacionadas com implementação de práticas edáficas voltadas à conservação de solos ou recursos hídricos.

Também é desejável possuir experiência em monitoramento ou avaliação de projetos de conservação de solos, recursos hídricos ou recuperação ambiental e em elaboração de metodologias de indicadores de resultados de práticas edáficas em conservação de solos ou recursos hídricos.

Ainda é importante a experiência dos(as) candidatos(as) em elaboração de livros, apostilas ou manuais técnicos relacionados ao tema; e no ensino, capacitação ou extensão rural, relacionados à conservação ou recuperação ambiental. Também será avaliada a experiência na gestão de projetos em conservação de solos, recursos hídricos ou recuperação de áreas degradadas; e em produção agrícola, em consórcio ou associadas, contendo práticas conservacionistas e envolvendo práticas edáficas.

Em atendimento ao Decreto nº 5.151/2004, as contratações são realizadas mediante processos seletivos simplificados e é vedada, no âmbito dos projetos de cooperação técnica internacional, a contratação de servidores ativos da Administração Pública Federal, estadual, do Distrito Federal ou municipal, direta ou indireta, assim como empregados de suas subsidiárias ou controladas.

Fonte:
Assessoria Especial de Comunicação Social (ASCOM)

Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA)
(61) 2109-5129/5495/5103
www.gov.br/ana | Facebook | Instagram | Twitter | YouTube | LinkedIn | TikTok

ABES-ES

A Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental - ABES é uma associação com fins não econômicos, fundada em 1966, que reúne no seu corpo associativo cerca de 10.000 profissionais do setor, e tem como objetivos o desenvolvimento e o aperfeiçoamento das atividades relacionadas com a Engenharia Sanitária e Ambiental, na busca da melhoria do meio ambiente e da qualidade de vida da sociedade brasileira.
José Farias, 98/505
Santa Luíza - Vitória/ES
29045-430
Atendimento das 13h30 às 17h30
+55 (27) 998566592
Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental – ABES, seção ES.CNPJ 33 945 015 0017 – 49

Vitória – ES

Contato exclusivo para notas fiscais, documentações, cadastros e trâmites financeiros:
comercial@abes-es.org.br