Pesquisadores da USP desenvolvem programa de alerta de vazamentos

Quando finalizado, software deverá ajudar a reduzir o desperdício de água. Estudo é realizado em São Carlos em parceria com o Daae de Araraquara.

Pesquisadores do Departamento de Hidráulica da Universidade de São Paulo (USP) em São Carlos estão desenvolvendo um programa de computador para detectar até os menores vazamentos nas redes de abastecimento de água. O estudo, realizado em parceria com o Departamento Autônomo de Água e Esgotos (Daae) de Araraquara, precisa de mais um ano de testes e, quando ficar pronto, poderá ajudar municípios da região a evitar o desperdício.

A ideia dos pesquisadores é colocar na tubulação sensores capazes de emitir sinais para o software e apontar vazamentos ainda imperceptíveis para os moradores e as concessionárias. “Esses dados de pressão são analisados para emitir alarmes de vazamento”, explicou a professora Luisa Fernanda Ribeiro Reis.

As vantagens são o reparo rápido e a redução do desperdício, que traz diversos prejuízos. “Prejuízos econômicos para a companhia de abastecimento, nós temos prejuízos ambientais, prejuízos à saúde pública porque um vazamento é uma porta de entrada para contaminação na rede de abastecimento”, exemplificou Luisa.

Com isso, problemas como os enfrentados pelos moradores da Rua São Francisco, em São Carlos, devem diminuir. Eles convivem com um vazamento e já cansaram de acionar o Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae).

“Eles falam que mandam vir, mas não aparece ninguém. Vieram uma vez, olharam, falaram que não era problema deles e foram embora. Meu genro ligou de novo, eu liguei, eles não vieram, falaram que ia vir uma pessoa, mas não apareceu ninguém”, contou a dona de casa Margarida Mendes.

“Pessoas vêm e não resolvem, voltam para trás e o vazamento continua, o desperdício continua”, criticou a cabeleireira Maria Elizabete Souza. “De repente, abre um buraco bem grande e aí talvez, quem sabe, eles tomem uma providência”, completou.

O mesmo acontece no Planalto Paraíso, na Rua Ambrósio dos Santos. “É um descaso para a gente, para a população, economiza água e vê um desperdício desses”, disse a aposentada Marilene Morales Alves.

“A gente economiza água em casa, sempre tem aquela propaganda para a gente economizar água, e chega aqui e está desse jeito. É uma água limpa e acho que tem que ser resolvido isso o mais rápido possível”, criticou a empresária Lúcia Dantas.

Saae

O Saae informou que tem cerca de 200 vazamentos cadastrados e que as cinco equipes consertam em média 25 rompimentos por dia, e admitiu que existem alguns atrasos no cronograma de reparos.


 

Sistema analisa a variação de pressão na rede de
abastecimento (Foto: Reginaldo dos Santos/EPTV)

Fonte: www.g1.globo.com

Deixe um comentário

ABES-ES

A Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental - ABES é uma associação com fins não econômicos, fundada em 1966, que reúne no seu corpo associativo cerca de 10.000 profissionais do setor, e tem como objetivos o desenvolvimento e o aperfeiçoamento das atividades relacionadas com a Engenharia Sanitária e Ambiental, na busca da melhoria do meio ambiente e da qualidade de vida da sociedade brasileira.
José Farias, 98/505
Santa Luíza - Vitória/ES
29045-430
Atendimento das 13h30 às 17h30
+55 (27) 998566592
Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental – ABES, seção ES.CNPJ 33 945 015 0017 – 49

Vitória – ES

Contato exclusivo para notas fiscais, documentações, cadastros e trâmites financeiros:
comercial@abes-es.org.br