“O Homem da Água” (“The Water Man”) da Índia ganha o “Prêmio da Água de Estocolmo 2015”

O indiano Rajendra Singh foi nomeado como vencedor do "Prêmio da Água de Estocolmo 2015" ("2015 Stockholm Water Prize"), por seus esforços inovadores na revitalização da água em áreas rurais da Índia e por mostrar coragem e determinação extraordinárias em sua jornada pela melhora das condições de vida das pessoas mais necessitadas.

O Sr. Singh, nascido em 1959, vive e trabalha no estado indiano de Rajastão. Os resultados de seu trabalho são inigualáveis: em cooperação estreita com residentes locais, ele e sua organização revitalizaram diversos rios, trouxeram água e vida de volta a mil vilas e restituíram a esperança de inúmeras pessoas.

Ao receber a notícia sobre o prêmio, o Sr. Singh disse: "Isso é uma notícia muito encorajadora, energizante e inspiradora. Com os conhecimentos dos indianos sobre o aproveitamento das águas das chuvas, tornamos vilas, antes impotentes, abandonadas, necessitadas e empobrecidas, em lugares prósperos e saudáveis, outra vez".

O Comitê do Prêmio da Água de Estocolmo (Stockholm Water Prize Committee) declarou: "Os problemas da água, hoje, não podem ser resolvidos através da ciência e da tecnologia apenas. O trabalho de vida de Rajendra Singh tem sido o de desenvolver a capacidade social de resolver problemas locais de água, através de ação participativa, capacitação das mulheres, vinculandoknow-how nativo aos métodos científicos e técnicos modernos".

"O Sr. Singh é um símbolo da esperança", disse o diretor-executivo do Instituto Internacional da Água em Estocolmo (SIWI — Stockholm International Water Institute), Torgny Holmgren. "Ele trouxe vilas de volta à vida, literalmente. Precisamos levar a sério as lições e as ações do Sr. Singh, se quisermos manter um consumo sustentável da água por toda nossa vida".

Os métodos usados pelo Sr. Singh são modernizações de sistema antigos dos indianos de coletar e armazenar águas pluviais. Esses métodos caíram em desuso sob o colonialismo do Império Britânico, mas voltaram a ser adotados agora, para trazer a água de volta para o estado mais seco da Índia.

As mudanças climáticas estão alterando as condições de tempo no mundo, resultando em secas e enchentes mais frequentes e mais intensas. Aprender como coletar águas pluviais será uma habilidade essencial em diversas partes do mundo.

"Nosso trabalho é uma forma de resolver os problemas de enchentes e de secas no mundo", disseRajendra Singh. Para ele, isso terá impacto em níveis locais, nacionais, internacionais e, acima de tudo, em nível de pequenas povoações.

Sua Majestade, o Rei Carl XVI Gustaf da Suécia, patrono do Prêmio da Água de Estocolmo, irá entregar o prêmio a Rajendra Singh, em uma Cerimônia Real de Premiação em 26 de agosto, durante a Semana Mundial da Água em Estocolmo.

Nota aos editores:

Para mais informações sobre o laureado, o prêmio e o SIWI, visite http://www.siwi.org/swp2015.

 

FONTE Stockholm International Water Institute

Deixe um comentário

ABES-ES

A Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental - ABES é uma associação com fins não econômicos, fundada em 1966, que reúne no seu corpo associativo cerca de 10.000 profissionais do setor, e tem como objetivos o desenvolvimento e o aperfeiçoamento das atividades relacionadas com a Engenharia Sanitária e Ambiental, na busca da melhoria do meio ambiente e da qualidade de vida da sociedade brasileira.
José Farias, 98/505
Santa Luíza - Vitória/ES
29045-430
Atendimento das 13h30 às 17h30
+55 (27) 998566592
Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental – ABES, seção ES.CNPJ 33 945 015 0017 – 49

Vitória – ES

Contato exclusivo para notas fiscais, documentações, cadastros e trâmites financeiros:
comercial@abes-es.org.br