Morre o ambientalista Paulo Nogueira Neto, criador da política ambiental no Brasil

Faleceu em Campinas/SP, nesta segunda-feira (25 de fevereiro), aos 96 anos, o ambientalista Paulo Nogueira Neto. Ele foi a primeira pessoa a ocupar o cargo de secretário do Meio Ambiente do governo federal (entre 1974 e 1986), função que hoje equivale a de ministro.

O biólogo foi responsável por grande parte da estrutura ambiental do Brasil. Professor de Ecologia aposentado da USP, articulou a criação de estações ecológicas com objetivo de valorizar a preservação da natureza, segundo publicação feita pelo Jornal da USP, em 2014. Também passou por suas mãos a articulação para as principais leis ambientais do país (a Lei 6938, da Política Nacional de Meio Ambiente é de 1981, antecipando as disposições ambientais da Constituição Federal, foi criada durante sua gestão como secretário). Esta lei definiu áreas de atuação do poder público, critérios e padrões de qualidade ambiental, normas de usos dos recursos naturais e de divulgação de dados e informações, além de estabelecer a obrigação de poluidores e degradadores de recuperar áreas impactadas ou indenizar os danos causados ao meio ambiente.

Na USP, Nogueira Neto tornou-se bacharel em Ciências Jurídicas e Sociais pela Faculdade de Direito em 1945 e depois fez o curso de História Natural, na Faculdade de Filosofia e Letras, o qual concluiu em 1959. Além disso, foi professor emérito do Instituto de Biociências, onde também foi um dos fundadores do Departamento de Ecologia Geral.

Ele é integrante da Academia Paulista de Letras desde 1991. Trabalhou em pesquisas sobre o comportamento de abelhas indígenas sem ferrão e publicou livros com estudos na área e sobre a criação de animais nativos vertebrados.

Reconhecimento 

Ao longo da carreira, o ambientalista recebeu uma série de homenagens. Entre os destaques está o Prêmio Paul Getty, láurea mundial no Campo de Conservação da Natureza, recebido com Maria Thereza Jorge Pádua em 1981. Além disso, foi eleito duas vezes vice-presidente do programa “O homem e a biosfera (MAB)”, da Unesco, e exerceu a presidência dele na sessão de 1983.

A atuação conservacionista fez com que fosse distinguido com a Ordem de Rio Branco (do Brasil) e com a Comenda da Arca Dourada, dos Países Baixos. Já no ano de 1997, ele recebeu o Prêmio Duke of Edinburgh 1997, da WWF Internacional.

A ABES expressa os mais sinceros votos de pesar à família e aos colegas do Professor Nogueira Neto.

 

Fonte: ABES-DN

ABES-ES

A Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental - ABES é uma associação com fins não econômicos, fundada em 1966, que reúne no seu corpo associativo cerca de 10.000 profissionais do setor, e tem como objetivos o desenvolvimento e o aperfeiçoamento das atividades relacionadas com a Engenharia Sanitária e Ambiental, na busca da melhoria do meio ambiente e da qualidade de vida da sociedade brasileira.
José Farias, 98/505
Santa Luíza - Vitória/ES
29045-430
Atendimento das 13h30 às 17h30
+55 (27) 998566592
Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental – ABES, seção ES.CNPJ 33 945 015 0017 – 49

Vitória – ES

Contato exclusivo para notas fiscais, documentações, cadastros e trâmites financeiros:
comercial@abes-es.org.br