Produzir menos lixo depende de nós, mas grandes marcas já estão de olho nessa preocupação. A Loop é uma iniciativa criada por algumas gigantes da indústria para nos ajudar a solucionar esse problema e acabar de vez com os descartáveis.
Não vamos nos enganar: o mais sustentável é sempre comprar localmente e, de preferência, com o mínimo de embalagens possível (mesmo que elas sejam reutilizáveis). Mesmo assim, nem todo mundo está disposto a mudar seus hábitos de consumo e trocar a facilidade de uma grande loja pela busca por alternativas mais ecológicas. É aí que entra a Loop.
A iniciativa busca fazer com que qualquer pessoa possa evitar descartáveis. A grande sacada está em transformar essa atitude em algo prático e sem custos extras. Para isso, marcas como Häagen-Dazs, Pantene, Oral-B, Gillette, Dove, Axe, Hellmann’s, entre outras se uniram e, com o auxílio da TerraCycle, investiram em embalagens que podem ser reutilizadas até 100 vezes.
Com a criação da Loop, a proposta é testar um sistema que funcione de maneira similar à forma como eram feitas as entregas de leite antigamente. A diferença é que, ao invés de levar apenas garrafinhas de leite, as marcas irão entregar embalagens de sorvete, lâminas de barbear, produtos de higiene e outros itens usados no dia a dia.
A plataforma começa a funcionar em modelo de testes nesse outono (primavera no hemisfério norte) nos Estados Unidos e na França. Nos dois países, os clientes poderão realizar encomendas através de um site específico, pagando um depósito reembolsábel pelos custos da embalagem. Ao terminar de utilizar os produtos, basta solicitar a retirada das embalagens ou fazer uma nova compra.
Em um primeiro momento, tudo será feito pela internet e, dependendo do valor gasto na plataforma, a entrega e a retirada serão gratuitas. De acordo com a FastCompany, há planos de levar a iniciativa também para lojas físicas, embora ainda não exista uma data programada para a expansão.
Ainda que não faça parte das empresas envolvidas com a Loop, a Nestlé já anunciou que planeja que 100% de suas embalagens sejam recicláveis ou retornáveis até 2025. A partir de fevereiro deste ano, a empresa já deixará de utilizar canudos plásticos em suas bebidas e há planos de investir em embalagens compostáveis no futuro próximo.