EDP vai construir usina de energia solar para a Cesan no Norte do ES

A assinatura da ordem de serviço acontece nesta quarta-feira (28). A previsão é que as obras durem seis meses e que tudo seja entregue ainda neste ano

 

A EDP, responsável pela distribuição de energia elétrica no Espírito Santo, assinou um contrato que prevê a construção de uma usina fotovoltaica no município de São Mateus, região Norte do Estado. A felizarda que deve desfrutar da energia produzida pela usina será a Companhia Espírito-santense de Saneamento (Cesan) pelos próximos 15 anos.

 

A informação foi confirmada pelo presidente da Companhia, Munir Abud, que marcou presença no encerramento do evento Sustentabilidade Capixaba, nesta quarta-feira (28).

 

Para a construção da usina será necessário um investimento de R$ 67 milhões. Com o projeto em funcionamento, 42% da energia consumida pelas unidades de baixa tensão da Cesan serão provenientes de uma fonte 100% limpa, propósito que, segundo o presidente da companhia, tem se tornado de suma importância para a estatal.

De acordo com Abud, a Cesan tem buscado fontes renováveis de energia com o intuito de alinhar-se com ideais e práticas de sustentabilidade e a energia solar encabeça essa lista de possibilidades.

“A energia solar tem sido uma das pautas que tem guiado a Cesan. Dito isso, nós fizemos uma licitação para contratação de uma empresa, cuja vencedora é a EDP, para construção de uma fábrica de energia solar para a companhia espírito-santense de saneamento”, disse.

Munir Abud afirmou também que a assinatura da ordem de serviço que dita o início das obras da usina acontece nesta quarta durante o encerramento do Sustentabilidade Capixaba, evento que acontece na Praça do Papa, em Vitória.

Ainda segundo Abud, após a assinatura da ordem, a previsão é que as obras da usina durem seis meses e que tudo seja entregue ainda neste ano. A expectativa é que sejam gerados cerca de 60 empregos em São Mateus.

A mudança no consumo energético da Cesan deve conferir à companhia uma economia de 15% de energia, o que se traduz em uma redução de gastos de R$ 1,8 milhão por ano.

ES deve abrir licitação para usina fotovoltaica

Também presente no evento, o governador do Estado, Renato Casagrande, falou sobre a construção de usina.

Além disso, Casagrande também adiantou que o governo do Estado está trabalhando para a abertura de uma licitação para construção de uma usina que atenda todo o território capixaba.

“Também o governo do Estado está preparando para fazer essa licitação. Ricardo Ferraço está coordenando para nós para a gente poder contratar toda a energia do Governo do Estado através de energia de fonte renovável”, disse Casagrande.

Fonte:www.folhavitoria.com.br/

ABES-ES

A Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental - ABES é uma associação com fins não econômicos, fundada em 1966, que reúne no seu corpo associativo cerca de 10.000 profissionais do setor, e tem como objetivos o desenvolvimento e o aperfeiçoamento das atividades relacionadas com a Engenharia Sanitária e Ambiental, na busca da melhoria do meio ambiente e da qualidade de vida da sociedade brasileira.
José Farias, 98/505
Santa Luíza - Vitória/ES
29045-430
Atendimento das 13h30 às 17h30
+55 (27) 998566592
Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental – ABES, seção ES.CNPJ 33 945 015 0017 – 49

Vitória – ES

Contato exclusivo para notas fiscais, documentações, cadastros e trâmites financeiros:
comercial@abes-es.org.br