Diálogo aberto e confraternização marcam o Encontro de fim de ano da ABES-ES

Evento reuniu diretoria, associados, colaboradores e representantes de instituições parceiras

Na última quarta (12), aconteceu o Encontro de Fim de Ano da ABES-ES. O evento realizado no Núcleo Camaleão, em Vitória, contou com compartilhamento de saberes e integração entre associados, colaboradores e representantes de instituições parceiras, além de uma confraternização ao som de música ao vivo.

Nadja Lima Gorza, presidente da ABES- ES iniciou o Encontro com a apresentação da instituição e complementou sua fala com um vídeo sobre a trajetória da ABES no Brasil. Em seguida, todos os presentes apresentaram-se e ressaltaram sua área de atuação e envolvimento com a ABES.

A mesa contou com a participação de Mirela Souto, conselheira da ABES e representante da Marca Ambiental, empresa pioneira na solução completa para resíduos no Espírito Santo. O professor Marco Aurélio Caiado, coordenador do Instituto Federal do Espírito Santo (IFES) comentou o interesse na integração entre o IFES e a ABES como um movimento enriquecedor para os estudantes da instituição.

Em seguida, Lúcia Vilarinho, atual presidente do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (CREA-ES), compartilhou parte de sua trajetória e sua experiência na área ambiental e no CREA até o atual momento. Primeira mulher a ocupar o cargo, Vilarinho destacou os desafios, o empenho necessário para enfrenta-los e mostrou-se grata pelo envolvimento de jovens no cenário do Meio Ambiente.

O engenheiro e professor da Universidade Federal Espírito Santo Renato Siman salientou a importância de tratar a questão ambiental no âmbito da educação, que, segundo ele, é o caminho adequado para a utilização consciente dos recursos e redução do impacto ambiental. Além disso, Siman lamentou a desvalorização do profissional de Meio Ambiente no Brasil, visto que os serviços prestados são de extrema necessidade para qualquer sociedade e que todas as pessoas deveriam ter acesso a estes serviços.

Finalizando a etapa de diálogo aberto, Hélio de Castro, integrante do Comitê da Bacia hidrográfica do Rio Jucu e atuante no segmento de Recursos Hídricos há mais de 20 anos, ressaltou a relevância da discussão sobre Recursos Hídricos e destacou a importância de considerar os mananciais no cenário capixaba, visto que os problemas com crise hídrica são comuns no estado. Hélio acrescentou ainda algumas perspectivas acerca do próximo ano neste âmbito.

Por fim, todos os presentes participaram de um momento de confraternização que contou com lanche, sorteio de livros, muita integração e música ao vivo por Dora Levi que envolveu o ambiente com um ótimo repertório durante todo o momento de comemoração. Agradecemos ao Núcleo de Negócios Sustentáveis Camaleão pelo espaço, suporte e apoio durante o evento.

Conheça o Núcleo Camaleão: www.nucleocamaleao.eco.br

Texto: Cássia Rocha,

Técnica em Meio Ambiente e graduanda em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo.

ABES-ES

A Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental - ABES é uma associação com fins não econômicos, fundada em 1966, que reúne no seu corpo associativo cerca de 10.000 profissionais do setor, e tem como objetivos o desenvolvimento e o aperfeiçoamento das atividades relacionadas com a Engenharia Sanitária e Ambiental, na busca da melhoria do meio ambiente e da qualidade de vida da sociedade brasileira.
José Farias, 98/505
Santa Luíza - Vitória/ES
29045-430
Atendimento das 13h30 às 17h30
+55 (27) 998566592
Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental – ABES, seção ES.CNPJ 33 945 015 0017 – 49

Vitória – ES

Contato exclusivo para notas fiscais, documentações, cadastros e trâmites financeiros:
comercial@abes-es.org.br