Racionamento de água em toda a Grande Vitória pode ser retomado

Com vazão do Rio Jucu em queda, Cesan não descarta voltar com racionamento

Pouco mais de uma semana após suspender o rodízio no abastecimento de água para os bairros atendidos pelo Rio Jucu, a Companhia Espírito Santense de Saneamento (Cesan) admite nesta terça-feira (18) que pode retomar o racionamento de água em toda a Grande Vitória.

Na segunda-feira (17) a vazão registrada no manancial pela Agência Reguladora de Recursos Hídricos do Estado (Agerh) estava em 5.100 litros por segundo, abaixo do nível considerado critico, que é de 5.292 l/s.

Segundo o diretor de planejamento de Gestão da Agência, Antônio de Oliveira, este é um período anormal, tanto no que tange ao abastecimento da população frente à disponibilidade de recursos hídricos quanto em relação às chuvas que atingem a região do Rio Jucu.

“Já esperávamos que com a chuva que teve início no final de setembro o rio fosse sofrer flutuações, tanto para recuperação quanto para decaimento. O ecossistema hidrológico do manancial funciona como uma caixa d’água subterrânea, que ainda não está recuperada. Precisamos de um período mais prolongado de chuva”, afirmou.

No período em que as medidas contingenciais de abastecimento estavam em vigor para toda a Grande Vitória, no mês de setembro, a vazão média captada no rio Jucu pela Cesan foi de 3.203 litros por segundo. Já no dia 17 de outubro a companhia captou no rio 3.494 l/s.

Cenário de alerta

Por meio de nota a Cesan, não só afirmou que o racionamento pode voltar a atingir cerca de 1,7 milhão de habitantes da Região Metropolitana de Vitória, como também chamou atenção para “o cenário, que ainda é de alerta, e, por isso, a população deve economizar e fazer o uso racional da água.

Fonte: CBN Vitória (92,5 FM)

Deixe um comentário

ABES-ES

A Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental - ABES é uma associação com fins não econômicos, fundada em 1966, que reúne no seu corpo associativo cerca de 10.000 profissionais do setor, e tem como objetivos o desenvolvimento e o aperfeiçoamento das atividades relacionadas com a Engenharia Sanitária e Ambiental, na busca da melhoria do meio ambiente e da qualidade de vida da sociedade brasileira.
José Farias, 98/505
Santa Luíza - Vitória/ES
29045-430
Atendimento das 13h30 às 17h30
+55 (27) 998566592
Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental – ABES, seção ES.CNPJ 33 945 015 0017 – 49

Vitória – ES

Contato exclusivo para notas fiscais, documentações, cadastros e trâmites financeiros:
comercial@abes-es.org.br