XIII SESMA – Seminário Estadual de Saneamento e Meio Ambiente e o EncontroSimReciclo, fazendo parte da Semana da Reciclagem do Simreciclo / Findes

 

XIII SESMA abordou temas relevantes para a gestão sustentável do saneamento, fazendo parte da Semana da Reciclagem do Simreciclo / Findes

 

Reúso da água, reciclagem e economia circular, sustentabilidade ambiental, possibilidades de aproveitamento de resíduos de Estações de Tratamento de Esgoto (ETE) e de Estações de Tratamento de Água foram alguns dos temas abordados no VIII Seminário Estadual de Saneamento e Meio Ambiente (SESMA) realizado pela Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental – Abes, Seção Espírito Santo, em parceria com o Sindicato das Empresas de Reciclagem do Espírito Santo (SimReciclo).

Com o tema “Gestão Sustentável do Saneamento” o evento aconteceu entre os dias 27 e 30 de novembro, na sede da Findes, na Reta da Penha, em Vitória-ES e contou com autoridades do Setor de Saneamento e grandes nomes da Engenharia Sanitária nacional e de outras áreas afins, em palestras, painéis e mesas que discutiram e explanaram sobre a situação atual do Brasil, o Marco Legal do Saneamento, a importância do reúso como alternativa sustentável, e sua importância frente às  condições climáticas que assolam o mundo pedem e que pedem certa urgência em reutilização dos hídricos.

 

Dr. Wladimir Antônio Ribeiro

 

No primeiro dia (27) o Dr. Wladimir Antônio Ribeiro falou sobre o MARCO LEGAL e as resoluções do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama). Também foram realizadas três mesas de discussão com especialistas discorrendo sobre resíduos de ETES e ETAS e a economia circular, sobre o reúso da água e, por último, sobre o marco legal do Saneamento.

 

 

Dr. Mauro Roberto Felizatto

“Eventos como esse são muito importantes, pois trazem a visão de pesquisa acadêmica, mas também traz a visão da escala real, principalmente em estações de tratamento de esgoto já implantadas. O nível das apresentações foi muito alto, com esses baluartes que trataram sobre Soluções Baseadas na Natureza (SBN) e que são alternativas muito importantes para conseguirmos universalizar o sistema de tratamento de esgoto, que é uma área muito deficiente (para universalizar)”, explicou o pesquisador do PROFÁGUA e consultor da Unesco para estudo do reúso da água, o engenheiro Dr. Mauro Roberto Felizatto, que participou da mesa sobre o Reúso da Água, junto aos especialistas Dr. Ricardo Franci Gonçalves e  Dr. Suetônio Mota.

 

 

No segundo dia (28) os temas foram “Novas oportunidades de negócios para empresas de saneamento” e “Plano de Segurança da Água”.

 

“O Plano de Segurança da Água é um tema da ordem do dia, pela norma de qualidade da água para consumo humano, estabelecida pelo Ministério da Saúde. É um tema em que os sistemas de abastecimento de água, deverão implementar (mesmo não sendo obrigatório), mas tem estímulos para implementá-los. Muito pertinente que a Abes-ES tenha trazido esse ponto, pois, mais cedo ou mais tarde, é um ponto que estará na agenda da Cesan”, analisou.

“Sobre as lagoas de estabilização, são técnicas de SBN que podem ser implantadas no Espírito Santo, onde já tem várias lagoas. Tem sido questionada se é uma tecnologia obsoleta ou não, se não caberia soluções mais modernas, compactas, porém, ficou evidente com estudos de casos, com exames concretos, que as lagoas são ainda sistemas muito resilientes, robustos, e cumpre um papel importantíssimo trazendo efetividade e eficiência ainda maior”, explicou o Dr. Rafael Bastos pesquisador do CNPQ e professor da Universidade Federal de Viçosa.

 

 

No segundo dia (28) a tarde, foram apresentadas diversas soluções sócio ambientais de sucesso, tais como: Pró-Rural, Programa Reflorestar, entre outros.

 

Neste terceiro dia (29) foi tratado ainda O tema “Soluções Baseadas na Natureza (SBN) para tratamento descentralizado de esgoto”, com a Dra. Daniele Silveira, o Dr. Pablo Heleno Sezerino e o Dr. Fernando Jorge Magalhães Filho, que discorreram sobre o tratamento de esgotos domésticos por meio dos Wetlands – uma solução ecológica de tratamento de esgoto e que pode representar uma alternativa eficaz para localidades e comunidades isoladas, com baixo custo de manutenção.

 

 

Da esquerda para direita: Ricardo Franci, Mauro Roberto Felizatto, Suetônio Mota e o Alfonso Filho Kleinmaye.

 

“Foram apresentadas tecnologias novas, simples, funcionais, desenvolvidas regionalmente e apresentadas competências técnicas, de desenvolvimento e de pesquisa que me surpreendeu. O Espírito Santo está de parabéns por este evento: bem organizado, com temas e palestrantes de nível elevado”, enfatizou o consultor Alfonso Filho Kleinmayer.

 

SEMANA DA RECICLAGEM

No dia 30 foi realizado o Encontro SimReciclo incluindo a Semana da Reciclagem SimReciclo – Findes e fez parte da programação do XIII SESMA.

Foram debatidos temas de extrema importância para a sustentabilidade e o meio ambiente, como a reciclagem, aproveitamento do biogás, preservação das águas, economia circular dos pneus inservíveis e sucata ferrosa, impacto da reforma tributária na cadeia de reciclagem, entre outros assuntos.

 

 

“Neste encontro conseguimos ter um diálogo com o Governo do Estado sobre a reciclagem no Espírito Santo. Mostrou um caminho de facilidade para que possamos colocar nossa visão para contribuir junto às politicas públicas estaduais e venham em direção ao desenvolvimento desta cadeia que achamos de extrema importância e estratégica, para, não só a parte econômica do Estado, mas incluindo o ambiental e o bem estar do cidadão”, frisou o presidente do SimReciclo, Romário José Correia de Araújo.

 

 

 

Mirella Chiapani Souto

A gestora da Marca Ambiental, Mirella Chiapani Souto, destacou a importância do VIII SESMA e o envolvimento de toda a comunidade neste processo de reciclagem.“É um evento bastante técnico e que traz muito conhecimento, trabalhando todas as vertentes do saneamento básico (água, esgoto, resíduos sólidos, etc). Precisamos dar luz a esse setor de resíduo, levar as pessoas a pensarem o meio ambiente como um contexto geral e, nesse caminhar, tentar encontrar soluções e transformações que todos gostaríamos que ocorressem nesta área. O Brasil precisa trabalhar a passos largos para que a gente consiga atingir as metas estabelecidas pelas leis. Atualmente estamos mais embasados tecnicamente e o setor está criando mais oportunidade. Precisamos ter processos factíveis, tecnologia que nos agilize e que entregue mais valor para a sociedade. Toda a sociedade precisa se envolver. Estamos fazendo nossa parte, transferindo conhecimento”, concluiu.

 

O XIII SESMA teve patrocínio da Findes, Sesi, Senai, Marca Ambiental, Mútua-ES, Crea-ES, Banestes, Companhia Espírito Santense de Saneamento (Cesan) / Governo do Estado do Espírito Santo e Ambiental Serra, Vila Velha e Cariacica,  parceiras privadas da Cesan e contou com o apoio de Bebidas Reggiani, Cofril, Extrafruti e Fluxo.

 

Veja fotos na integra AQUI!

 

Escrita por: 
Leonardo Meira é jornalista e radialista. Atua como comunicador do POIEIN (Núcleo Interinstitucional de Estudos e Pesquisas em Desconstrução, Economia Criativa e Sustentabilidade); foi divulgador científico do Instituto Nacional da Mata Atlântica (INMA); assessor de imprensa das prefeituras de Cariacica, Vila Velha, Santa Teresa e Santa Maria de Jetibá; e da Secretaria de Estado de Esportes; coordenador de jornalismo das rádios Universitária FM e Canaã FM; e repórter da Rádio CBN Vitória e Gazeta Online.

 

 


Revisado por:
Maria Helena Alves
– Vice – Presidente ABES-ES
Possui graduação em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Rio de Janeiro UFRJ (1986) e mestrado em Engenharia Civil – Área: Engenharia de Recursos Hídricos pela Coordenação dos Programas de Pós Graduação em Engenharia – COPPE/UFRJ (1993). Possui também MBA em Gestão Empresarial pela FGV/Murad (2013). Foi Gerente de Meio Ambiente e Gestora da Divisão de Gestão Ambiental da CESAN – Companhia Espírito Santense de Saneamento, antes de se aposentar em 2021. Foi membro do Conselho Estadual de Recursos Hídricos – Espírito Santo, representando a CESAN por vários anos. Foi membro do Conselho Nacional de Recursos Hídricos (CNRH) e Câmara Técnica de Água Subterrânea (CTAS/CNRH), representando o setor de Saneamento. Tem experiência na área de Meio Ambiente/Recursos Hídricos, com ênfase em Planejamento Integrado d os Recursos Hídricos, atuando principalmente nos seguintes temas: gestão ambiental, recursos hídricos, gestão de recursos hídricos, outorga, licenciamento ambiental, hidrologia, saneamento ambiental e legislação ambiental. Aposentada em novembro de 2021, quando em exercício profissional na CESAN. Mantem o exercício de suas atividades profissionais com a  participação em bancas de aprovação de tese de Mestrado e representando a ABES-ES (Associação de Engenharia Ambiental e Sanitária – seção Espírito Santo) no Conselho Estadual de Recursos Hídricos – Espírito Santo e na Câmara Técnica de Regulação.

 

Fonte: ABES-ES

 

 

ABES-ES

A Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental - ABES é uma associação com fins não econômicos, fundada em 1966, que reúne no seu corpo associativo cerca de 10.000 profissionais do setor, e tem como objetivos o desenvolvimento e o aperfeiçoamento das atividades relacionadas com a Engenharia Sanitária e Ambiental, na busca da melhoria do meio ambiente e da qualidade de vida da sociedade brasileira.
José Farias, 98/505
Santa Luíza - Vitória/ES
29045-430
Atendimento das 13h30 às 17h30
+55 (27) 998566592
Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental – ABES, seção ES.CNPJ 33 945 015 0017 – 49

Vitória – ES

Contato exclusivo para notas fiscais, documentações, cadastros e trâmites financeiros:
comercial@abes-es.org.br