O Instituto Jones dos Santos Neves (IJSN), em parceria com a Agência Estadual de Recursos Hídricos (AGERH) e a Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (FAPES), irá realizar o Diagnóstico e o Prognóstico das condições de uso da água nas bacias hidrográficas dos rios Itabapoana (parte capixaba), Itapemirim, Itaúnas, Novo e São Mateus (parte capixaba) como subsídio fundamental ao Enquadramento e Plano de Recursos Hídricos.
Para a Pesquisa, o IJSN e a AGERH selecionarão 12 (doze) bolsistas que atuarão por um período de 12 (doze) meses.
Os candidatos interessados deverão enviar Currículo atualizado (Formato PDF) no período de 20/12/2016 a 06/01/2017, exclusivamente para o endereço eletrônico: planosdebacia@ijsn.es.gov.br.
O candidato deverá indicar no campo “assunto” do e-mail o código da vaga que está pleiteando e informar contato telefônico no Currículo. A comissão responsável pela análise dos currículos poderá direcionar o candidato para preenchimento de vaga para a qual o perfil apresentar-se mais adequado.
CONTEXTUALIZAÇAO DO PROJETO
O desenvolvimento social e econômico sustentável do Espírito Santo está diretamente relacionado com a disponibilidade dos recursos hídricos. Por isso, visando a aumentar a segurança hídrica, o Governo do Estado incluiu entre os projetos prioritários os “Planos de Recursos Hídricos das Bacias Hidrográficas”.
O Plano de Recursos Hídricos e o Enquadramento dos Corpos de Água em Classes de Uso e Conservação são instrumentos de gestão, estabelecidos na Política Estadual de Recursos Hídricos (Lei 10.179/2014), que subsidiam o planejamento das bacias hidrográficas através da proposição de ações para a melhoria da qualidade e aumento da quantidade da água.
O Diagnóstico e o Prognóstico constituem a fase inicial da elaboração de ambos os instrumentos.
A pesquisa será realizada nas bacias hidrográficas dos rios Itabapoana (parte capixaba), Itapemirim, Itaúnas, Rio Novo e São Mateus (parte capixaba) e possui os seguintes objetivos:
Identificar, coletar e sistematizar as informações em cada bacia hidrográfica, referentes aos recursos hídricos, em particular, de qualidade e quantidade de água;
Realizar levantamento dos programas, ações, projetos e intervenções previstas em cada bacia hidrográfica para um período de 20 anos;
Realizar levantamento de locais de ocorrência de eventos hidrológicos críticos em cada bacia hidrográfica;
Caracterizar o uso e ocupação do solo em cada bacia hidrográfica;
Realizar o diagnóstico das disponibilidades hídricas em cada bacia hidrográfica;
Realizar o diagnóstico e o prognóstico das demandas hídricas e o balanço hídrico em cada bacia hidrográfica;
Realizar levantamentos dos usos da água em cada bacia hidrográfica;
Elaborar o cenário de tendências com as intervenções previstas em cada bacia hidrográfica. Os produtos esperados da pesquisa constituem:
Banco de dados de cada bacia hidrográfica e suas subdivisões, que poderá subsidiar futuras pesquisas acadêmicas;
Diagnóstico e Prognóstico das condições de uso da água em cada bacia hidrográfica, os quais subsidiarão a elaboração do Enquadramento e do Plano de Recursos Hídricos nas bacias hidrográficas.
Fonte:www.ijsn.es.gov.br