Toneladas de lixo foram retiradas das faixas de areia, calçadões e jardins que receberam as comemorações da virada de ano e prefeituras desenvolveram ações especiais de limpeza
As comemorações de Ano Novo que ocorrem em praias geralmente reúnem milhares de pessoas e geram toneladas de lixo todos os anos. Este é um impacto altamente prejudicial ao meio ambiente e mobiliza grandes equipes e muitos equipamentos de limpeza urbana para controle da situação.
Neste réveillon, não foi diferente, a festa de cores e luzes não contou com a responsabilidade de quem curtiu nas praias da região metropolitana do estado. De acordo com a Prefeitura de Vitória, foram retiradas cerca de 40 toneladas de lixo nos calçadões, jardins e faixas de areia da capital.
Limpeza eficiente
Apesar do alto montante de lixo nas praias, as prefeituras contaram com um serviço eficiente de limpeza, Serra e Vitória planejaram ações especiais de limpeza para garantir que o primeiro dia do ano fosse agradável para moradores e turistas nas praias das cidades.
Em Serra, a Secretaria de Serviços (Sese) informou que uma “força-tarefa” foi criada com o intuito de garantir a limpeza das praias da cidade já nas primeiras horas de 2019. O secretário de Serviços da Serra, Igor Elson de Almeida, explica que o objetivo do esquema era garantir que as praias estivessem aptas para receber moradores e turistas logo de manhã. “Desta forma, os balneários do município atendem a quem deseja curtir um bom banho de mar”, conclui.
Vila Velha também começou a limpeza das praias bem cedo, de acordo com a prefeitura da cidade, 110 garis foram mobilizados a partir das 6h30 da manhã desta terça-feira, os serviços foram de recolhimento do lixo e lavagem das calçadas dos locais.
Já Vitória, que recebeu o maior número de pessoas, contou com uma equipe com mais de 250 garis divididos em dez equipes que começaram os trabalhos na madrugada do dia primeiro. Os serviços envolveram recolhimento de lixo, com varrição e as orlas de Camburi, prainha de Santo Antônio, Curva da Jurema e Ilha das Caieiras foram lavadas. Além disso, os banheiros químicos que haviam sido foram retirados também na manhã desta terça-feira. Leonardo Amorim Gonçalves, secretário da Central de Serviços da cidade enfatizou o objetivo da ação “Deixar a praia e a orla limpas e prontas para receber as famílias que querem comemorar a chegada de 2019”, afirma.
Catadores
Além da limpeza efetiva feita pelas equipes das prefeituras, vários catadores também marcaram presença e colaboraram com a redução da produção de lixo das festas. Durante todo decorrer das comemorações, moradores e turistas que aproveitavam o evento puderam notar a atuação dos catadores de materiais recicláveis que recolhiam principalmente latinhas durante as festas.
Por Cássia Rocha,
Técnica em Meio Ambiente e graduanda em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo.