Filme que apresenta a história do desenvolvimento do Projeto Plantadores de Água, realizado de forma participativa durante os dois últimos anos, é avaliado por críticos de cinema e por técnicos na área socioambiental como referência positiva no que se refere ao uso racional dos recursos naturais.
O documentário, que aborda a temática da água a partir da perspectiva dos próprios agricultores familiares e dos profissionais envolvidos com o Projeto, foi produzido pela GOHM, coproduzido pela Finordia e pela Global Village e assinado pelo diretor Alexsandro S. Buck.
Participando do I Cine-Ema - Festival de Cinema Ambiental e Sustentável de Burarama-Cachoeiro de Itapemirim-ES, realizado pela Caju Produções, dias 2 a 5 de julho de 2015, o documentário “Projeto Plantadores de Água” ficou em primeiro lugar na mostra competitiva, escolhido por um júri técnico, concorrendo com filmes de outros estados brasileiros, inclusive com o premiadíssimo Filme “A Lei da Água” (Novo Código Florestal), de André D’Elia. O documentário também conquistou o primeiro lugar, escolhido por um júri popular de pessoas que estavam presentes no evento.
Léo Alves organizador do festival disse que o "Plantadores de Água” coroou o Cine-Ema (e também foi coroado) com seu aspecto mais plural atrelado ao universo do meio ambiente e diretamente relacionado à realidade local do sul do estado e a Região do Caparaó. E acrescentou: “o festival não quer ser apenas um mecanismo de exibições de filmes, mas sim interferir positivamente nas comunidades onde o Cine-Ema está inserido".
O Projeto já havia ficado em segundo lugar no Prêmio Biguá realizado pela Rede Gazeta Sul, em junho, “demonstrando que estamos no caminho certo”, disse Hélia Kobi, coordenadora administrativa do Projeto. E completou: “ganhar duas premiações em um festival de cinema nos dá a certeza de que a metodologia de experimentação participativa foi um sucesso”.
[video:https://www.youtube.com/watch?v=KioAEHyluhE&feature=youtu.be]
Fonte: www.plantadoresdeagua.com.br