IPCC: novo relatório alerta que ações urgentes são necessárias para enfrentar os riscos das mudanças climáticas

Sintonizada com o cenário global, a ABES promoveu em dezembro (2021) o Seminário Internacional sobre Mudanças Climáticas, com alguns dos mais importantes especialistas brasileiros e de outros países, inclusive pesquisadores colaboradores do IPCC. Imagem Pixabay

 

 

A ONU lançou na segunda-feira, 28 de fevereiro, o relatório do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC). O estudo mostra que “o colapso do ecossistema, a extinção de espécies, ondas de calor fatais e enchentes estão entre os perigos inevitáveis” que o mundo enfrentará nos próximos 20 anos devido ao aquecimento global.

Como ressalta o presidente do IPCC, Hoesung Lee, o relatório faz um alerta sobre “as consequências da falta de ação”, mostrando como a mudança climática já está afetando bilhões de vidas pelo mundo. Este é o segundo de uma série de três documentos do tipo produzidos pelos cientistas da ONU especializados em clima.

O relatório foi lançado cerca de 100 dias depois da COP26, quando os líderes mundiais reuniram-se em Glasgow, na Escócia, e concordaram em aumentar as ações para limitar o aquecimento global a 1.5° Celsius e assim, evitar os piores impactos da mudança climática.

O secretário-geral da ONU declarou que o novo relatório do IPCC traz evidências “nunca vistas”, revelando como as pessoas e o planeta estão sendo derrotados pela mudança climática”.

“O relatório é um atlas do sofrimento humano e uma prova do fracasso da liderança sobre o clima. Quase metade da humanidade está vivendo na zona de perigo e “muitos ecossistemas já estão agora num ponto sem retorno”, frisa Hoesung Lee.

Seminário da ABES

Sintonizada com o cenário global, a ABES promoveu em dezembro o Seminário Internacional sobre Mudanças Climáticas, com alguns dos mais importantes especialistas brasileiros e de outros países, inclusive pesquisadores colaboradores do IPCC. Leia aqui sobre os painéis do evento.

Fonte da notícia: site da ONU

ABES-ES

A Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental - ABES é uma associação com fins não econômicos, fundada em 1966, que reúne no seu corpo associativo cerca de 10.000 profissionais do setor, e tem como objetivos o desenvolvimento e o aperfeiçoamento das atividades relacionadas com a Engenharia Sanitária e Ambiental, na busca da melhoria do meio ambiente e da qualidade de vida da sociedade brasileira.
José Farias, 98/505
Santa Luíza - Vitória/ES
29045-430
Atendimento das 13h30 às 17h30
+55 (27) 998566592
Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental – ABES, seção ES.CNPJ 33 945 015 0017 – 49

Vitória – ES

Contato exclusivo para notas fiscais, documentações, cadastros e trâmites financeiros:
comercial@abes-es.org.br