No dia 25 de agosto, sexta-feira, às 19 horas, a INBEC pós-graduação realizará, em Vitória-ES, uma palestra com o tema: Aplicabilidade dos sistemas simplificados e avançados em tratamento de esgotos. É um evento gratuito e as inscrições já estão disponíveis aqui
Por muito tempo, o tratamento de esgoto baseava-se somente na remoção de matéria orgânica e sólidos em suspensão. Nos dias atuais, tem-se dado maior atenção a qualidade de efluentes em relação ao reúso e à remoção de nutrientes (nitrogênio e fósforo) e organismos patogênicos. Nota-se que unidades secundárias de tratamento de esgotos não alcançam esses objetivos, sendo necessária, então, a implantação de unidades avançadas para esses fins.
Todavia, no Brasil, onde o déficit sanitário ainda é bastante elevado, com índice de atendimento ao tratamento de esgoto da ordem de somente 40%, é importante se avaliar a aplicabilidade dos sistemas simplificados. Esses são capazes de resolver questões mais urgentes, com custos mais baixos e maior simplicidade operacional, porém apresentando efluente com qualidade levemente inferior aos sistemas convencionais.
Assim, nesse encontro que acontecerá no auditório CREA-ES, R: Izidro Benezath, 48. Enseada do Suá, Vitória-ES, serão apresentadas as diversas tecnologias disponíveis para tratamento de esgotos, os possíveis arranjos entre elas e, ainda, a necessidade e a aplicabilidade das tecnologias mais avançadas ou dos sistemas simplificados. As soluções para cada região devem ser diferentes em função das características locais.
Trata-se de uma palestra que será ministrada pela D. Sc. Ana Silvia Pereira Santos que tem Doutorado e Mestrado em Engenharia Civil – Tecnologia de Saneamento Ambiental e Recursos Hídricos pela COPPE/UFRJ. Engenheira Civil pela UFMG. Professora Adjunta do Dpto. de Engenharia Sanitária e do Meio Ambiente da Faculdade de Engenharia da UERJ.
Para mais informações, ligue ou acesse:
(27) 3434-0100 – (27) 9 8181-7777
vitoria@inbec.com.br