A nova ferramenta online, que será lançada em outubro, irá coletar e analisar informações via satélite para melhorar a produtividade da terra e água e impulsionar a sustentabilidade dos sistemas agrícolas.
A Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO) anunciou nesta segunda-feira (24) o desenvolvimento uma plataforma on-line de dados que utiliza imagens de satélite para fornecer percepções sobre o uso mais eficiente e produtivo das águas agrícolas durante a conferência da Semana Mundial da Água, realizada em Estocolmo (Suécia).
A ferramenta ajudará países que sofrem com a escassez desse recurso no Oriente Médio e norte da África a gerenciar melhor suas reservas. O objetivo do novo site, que será lançado em outubro, é coletar e analisar informações via satélite para melhorar a produtividade da terra e água e impulsionar a sustentabilidade dos sistemas agrícolas.
“Em países nas regiões com escassez de água, relatórios sobre a produtividade da água são inexistentes e estes dados serão fundamentais para a criação de sistemas de agricultura sustentáveis em áreas com recursos escassos”, disse o coordenador de projeto e responsável técnico da divisão de Terra e Água da FAO, Jippe Hoogeveen. Atualmente a agricultura usa 70% da captação de água doce no mundo. Em vários países em desenvolvimento a retirada chega a 95%.
Todas as informações estarão disponíveis para os países e os usuários que precisam delas. O projeto de quatro anos está sendo financiado pelo governo da Holanda e implementado pela FAO em colaboração com Instituto de Educação para as Águas (UNESCO-IHE) e outros parceiros.
Atualmente a agricultura usa 70% da captação de água doce no mundo. Foto: FAO/Riccardo Venturi
Fonte: ONU Brasil