Estudantes de Mato Grosso criam fralda biodegradável feita a partir da mandioca

fralda biodegradável estudantes
fotos: 24 Horas News

Graças à tecnologia, cada vez mais estamos dando conta de produzir coisas sem agredir o meio ambiente. E o melhor: utilizando materiais renováveis. Por exemplo, alguns estudantes do IFMT (Instituto Federal do Mato Grosso), desenvolveram uma fralda biodegradável feita a partir do amido da mandioca, que substitui o plástico, que é feito de petróleo.

Eles se inspiraram no professor e orientador deles, Aloizio Farias, que possui Alzheimer e precisa utilizar fraldas de plástico, aquelas convencionais. Estudantes apresentaram o projeto em Recife, para um grupo de possíveis investidores, junto com outros vencedores da Maratona de Células Empreendedoras MT 2017.

A estudante Mariana Sacht Nunes, que faz parte do projeto, conta que eles pensam em recorrer à força da internet para conseguirem dar conta de produzir as fraldas em grande escala. “Iremos fazer um financiamento coletivo para a produção, pesquisamos no mercado e ainda não existe um produto parecido [a fralda biodegradável] sendo comercializado”, disse.

Além de Mariana, os estudantes Anderson de Brito Almeida, Evandro Carlos de Oliveira, Marcos Vinicius de Araújo, Wagner Leandro Júnior e Wanderson Perondi, participaram da criação do projeto “Toper Bio – Fraldas Biodegradáveis” e eles contam que ficaram noites sem dormir para finalizar o projeto mas que, desde o início, estavam confiantes que ficariam entre os 3 primeiros colocados.

Como a faculdade fica na cidade de Juína, a 737 km de Cuiabá, a capital do Estado, um ônibus foi disponibilizado para que os estudantes fizessem a viagem. Um dos organizadores do evento garante que nunca viu tanto esforço assim: “Eles [os alunos] agarraram essa oportunidade com todas as forças. São alunos adolescentes, moradores do interior do Estado, que produziram coisas extremamente relevantes para a sociedade”.

Fonte: Terra – Razões para Acreditar

ABES-ES

A Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental - ABES é uma associação com fins não econômicos, fundada em 1966, que reúne no seu corpo associativo cerca de 10.000 profissionais do setor, e tem como objetivos o desenvolvimento e o aperfeiçoamento das atividades relacionadas com a Engenharia Sanitária e Ambiental, na busca da melhoria do meio ambiente e da qualidade de vida da sociedade brasileira.
José Farias, 98/505
Santa Luíza - Vitória/ES
29045-430
Atendimento das 13h30 às 17h30
+55 (27) 998566592
Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental – ABES, seção ES.CNPJ 33 945 015 0017 – 49

Vitória – ES

Contato exclusivo para notas fiscais, documentações, cadastros e trâmites financeiros:
comercial@abes-es.org.br