Composta por mais de 7 mil ilhas, as Filipinas são um país propenso a desastres naturais e precisa enfrentar um grave problema: grande parte de seu território não possui acesso à energia elétrica. Mas, se depender de um trio de inventores baseado no país, essa realidade está prestes a mudar.
Liderada pelo engenheiro Lipa Aisa Mijena, a equipe desenvolveu uma lâmpada que é capaz de emitir luz durante 8 horas usando apenas uma xícara de água salgada. Com a invenção, será possível utilizar a localização do país, em meio ao oceano, para fornecer iluminação, graças à grande quantidade de água salgada na região.
O processo de geração de luz é bastante similar ao de uma bateria, mas muito mais seguro por não contar com materiais inflamáveis em sua fabricação. Se usada durante 8 horas diárias, a mesma lâmpada é capaz de fornecer energia por até 6 meses, sem precisar ser substituída.
Conhecido como SALt, o sistema já ganhou 7 diferentes prêmios de sustentabilidade e empreendedorismo. A ideia é uma ótima alternativa de energia sustentável e de baixo custo para diversas comunidade do país.
Fonte:/www.hypeness.com.br