Os vídeos mostram como o Bolsa Família, as cisternas, a energia elétrica e a comercialização de alimentos para o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) transformaram a vida dos sertanejos.
O Centro de Excelência contra a Fome e o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) lançaram uma série de vídeos sobre os diversos programas brasileiros que ajudam a população do semiárido a encontrar soluções para conviver com os longos períodos de seca, característicos da região. Os vídeos mostram o programa de construção de cisternas de captação de água da chuva para consumo humano e para a produção agropecuária e outros programas que garantem aos produtores familiares o acesso a mercados e melhoram suas condições de vida.
Os vídeos foram lançados em português em dezembro e, agora, estão disponíveis também com legendas em inglês, francês e espanhol. Os vídeos mostram como o Bolsa Família, as cisternas, a energia elétrica e a comercialização de alimentos para o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) transformaram a vida dos sertanejos.
“Veio a cisterna de consumo, a gente começou a beber água limpa, e depois chegou a energia, foi uma alegria”, conta Juvita da Cruz, agricultora da cidade de Uauá, na Bahia. “Hoje tenho orgulho de dizer que sou agricultor (…), porque temos qualidade de vida, os filhos estudam, temos transporte próprio, mercado garantido”, explica José Soares Simão, agricultor de Juazeiro do Norte, no Ceará.
Os vídeos são parte do material de referência utilizado pelo Centro de Excelência para mostrar a outros países em desenvolvimento como os programas sociais brasileiros são complementares e os impactos que têm nas vidas das pessoas. Foram produzidos como parte do projeto Parceria para Iniciativas Nacionais de Desenvolvimento Social (PNSDI), desenvolvido pelo Centro de Excelência contra a Fome em parceria com o MDS e com o Ministério do Reino Unido para o Desenvolvimento Internacional (DFID). ◊
Assista os vídeos nos links abaixo
Português
Vídeo 1: http://youtu.be/jYJEvZJOARY
Vídeo 2: http://youtu.be/4onzPJYvkw4
Vídeo 3: http://youtu.be/51n7ju2W9HA
FONTE: ONU Brasil