Brasileira cria filtro de água por luz solar e é premiada pela ONU

O desenvolvimento de um filtro que purifica a água através da luz solar rendeu à criativa Biotecnóloga Anna Luisa Beserra o prêmio Jovens Campeões da Terra, oferecido pela ONU (Organização das Nações Unidas).

 

 

Essa premiação da ONU reconhece jovens empreendedores de 18 a 30 anos que tenham ideias inovadoras para solucionar os atuais desafios ambientais. E em 2019 Anna foi a vencedora e a primeira brasileira a ganhar nesta premiação, que é a principal do planeta.

Tudo começou em 2013, ainda no Ensino Médio. Apenas com 15 anos, Anna se inspirou na ideia do projeto de um produto para o Prêmio Jovens Cientistas do CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico). Quando entrou para o curso de Biotecnologia da Universidade Federal da Bahia (UFBA), começou a aperfeiçoar os protótipos do Aqualuz.

O Aqualuz é um dispositivo que purifica a água de chuva captada por cisternas de regiões rurais através da radiação solar, que durante um determinado tempo de exposição, elimina os microoganismos causadores de doenças, sem contaminações químicas. Quando a água já está ideal para o consumo, o indicador muda de cor.

O sistema depende apenas do sol, é de baixo custo e dura cerca de 20 anos com apenas com limpeza de água e sabão, sem precisar de manutenção externa ou energia elétrica. Todo tipo de manutenção pode ser realizada pelos usuários de forma bem simples.

Hoje a SDW for all (Safe Drinking Water For All), startup de impacto socioambiental, e recentemente reconhecida pela ONU, permite o desenvolvimento comercial e apoio ao desenvolvimento científico do Aqualuz, passando por diversas acelerações e premiações.

Foram 6 anos desenvolvendo e atualmente são 5 estados com Aqualuz, sendo mais de 250 famílias, ultrapassando 500 pessoas beneficiadas. E não para por aí!

O objetivo do projeto não é só levar água potável, mas proporcionar qualidade de vida, melhorar as condições de saúde, educação e renda de milhões de pessoas que vivem em regiões isoladas, sem acesso ao mínimo necessário à vida: água potável…!

Fontes: https://www.ideiasnutritivas.com/brasileira-cria-filtro-de-agua-por-luz-solar-e-e-premiada-pela-onu/?fbclid=IwAR05jq3UoYEvMzHK3i7EEV5MlVDI54XEbHVMlqfd83rdjs45HjKTPJX4PxE

ABES-ES

A Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental - ABES é uma associação com fins não econômicos, fundada em 1966, que reúne no seu corpo associativo cerca de 10.000 profissionais do setor, e tem como objetivos o desenvolvimento e o aperfeiçoamento das atividades relacionadas com a Engenharia Sanitária e Ambiental, na busca da melhoria do meio ambiente e da qualidade de vida da sociedade brasileira.
José Farias, 98/505
Santa Luíza - Vitória/ES
29045-430
Atendimento das 13h30 às 17h30
+55 (27) 998566592
Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental – ABES, seção ES.CNPJ 33 945 015 0017 – 49

Vitória – ES

Contato exclusivo para notas fiscais, documentações, cadastros e trâmites financeiros:
comercial@abes-es.org.br