Brasil registra 40 mil internações por falta de saneamento nos primeiros três meses do ano; gastos chegam a R$ 16 milhões

Internações ocuparam, em média, 4,2% dos leitos do SUS no primeiro trimestre de 2020. Estudo da ABES destaca que ocupações acontecem durante a pandemia do coronavírus e que podem ser evitadas com mais investimentos em serviços de águas, esgoto e coleta de lixo.

O Brasil teve mais de 40 mil internações causadas por doenças relacionadas a falhas de saneamento básico no primeiro trimestre deste ano, aponta um estudo da Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (ABES) divulgado nesta sexta-feira (5).

As internações ocuparam, em média, 4,2% dos leitos do SUS no período, por cerca de três dias.

Além disso, elas custaram mais de R$16,1 milhões aos cofres públicos. Deste valor, quase a metade (46%) foi despendida apenas no Norte, região que, historicamente, apresenta graves falhas e os piores índices de saneamento básico do país.

Estudo aponta as internações causadas por doenças relacionadas à falta de saneamento no país — Foto: Fernanda Garrafiel/Arte

Para contabilizar as internações, o estudo considera as Doenças relacionadas ao Saneamento Ambiental Inadequado (DRSAI) de transmissão feco-oral. São elas: cólera, febres tifoide e paratifoide, shiguelose, amebíase, diarreia e gastroenterite de origem infecciosa presumível, entre outras enfermidades infecciosas intestinais.

Segundo a publicação, estas doenças são típicas de ambientes precários, sem saneamento ou com saneamento inadequado.

“Saneamento público é saúde. Ele afeta diretamente a saúde das pessoas. Cidades com índices melhores de saneamento têm incidência menos dessas doenças. Por isso, nós sempre conectamos os dois temas nos nossos estudos”, afirma Roberval Tavares de Souza, presidente da ABES.

Souza destaca a importância de analisar a ocupação destes leitos públicos com doenças ligadas ao saneamento inadequado por causa do atual contexto de pandemia que o país vive. “Nós verificamos que, em média, mais de 13 mil leitos foram ocupados por doenças relacionadas ao saneamento neste primeiro trimestre”, diz.

“Se a gente tivesse mais saneamento, a gente teria menos doenças e, consequentemente, teria mais leitos disponíveis para atendes as pessoas com Covid-19. Então, se a gente tivesse avançado mais no saneamento nos últimos anos, com certeza a gente teria diminuído o número de mortes por Covid no Brasil, pois esses leitos seriam ocupados para salvas essas vidas”, afirma Souza.

Acesso a saneamento básico está diretamente relacionado com incidência de doenças na população, aponta ABES. — Foto: Natinho Rodrigues

Segundo ele, essa lógica não faz sentido apenas em um contexto de pandemia, mas em qualquer momento. “A gente não tem pandemia todo ano, mas a gente tem outras doenças que ocupam e demandam o sistema público de saúde no Brasil. Aí alguém que tem uma doença causada pelo saneamento, que podia ser evitada, disputa leito com uma pessoa com alguma outra doença. ”

Nesta sexta, a associação divulgou um ranking que analisa como as cidades do país estão avançando rumo à universalização dos serviços. Os números, porém, não são satisfatórios, segundo Souza, pois menos de 100 cidades de mais 1800 analisadas estão perto de conseguir atender todos os cidadãos com os serviços de água, esgoto e coleta de lixo.

Também é importante destacar que ainda há quase 35 milhões de brasileiros sem acesso à água tratada de mais de 100 milhões sem coleta de esgoto. Além disso, apenas 46% dos esgotos gerados no país são tratados.

Diferenças regionais

O estudo da ABES ainda aponta as diferenças regionais nos dados de internação e ocupação de leitos. Mesmo que a média de ocupação de leitos do trimestre tenha sido de 4,2%, há estados em que os sistemas de saúde ficaram bem mais comprometidos.

O Maranhão, por exemplo, se destaca negativamente, com uma ocupação de 17,6% dos leitos do SUS. O estado é seguido pelo Pará, com 11,7%, e Piauí, com 9,6%.

São Paulo, apesar de ter registrado uma quantidade similar à do Pará de internações médias no trimestre, teve o menor percentual de ocupação dos leitos de SUS do país por apresentar, sozinho, quase o dobro dos leitos disponíveis dos outros três estados. A média de internações dos três meses do estado foi do estado de 1.042, com 1,7% de ocupação dos leitos.

Paciente com Covid-19 recebe atendimento na UTI do Hospital Municipal de Parelheiros, em São Paulo; cidade teve a menor taxa de ocupação de leitos do SUS para doenças relacionadas ao saneamento básico — Foto: Amanda Perobelli/Reuters

O mesmo acontece na comparação entre as capitais. Belém, Fortaleza e São Paulo foram as três capitais com as maiores quantidades de internações médias por DRSAI de transmissão feco-oral no trimestre: 217, 269 e 252, respectivamente.

Contudo, em função do número de leitos SUS disponíveis, o percentual de ocupação de São Paulo coloca as cidades em condições bastante diferentes: enquanto Belém ocupou 7,7% dos leitos com as doenças e Fortaleza ocupou 4,4%, São Paulo ocupou 1,4% com essas internações.

Segundo Souza, estes dados estão diretamente relacionados ao nível do saneamento básico destes estados e destas cidades.

“Belém, Manaus e Macapá são cidades que têm péssimas infraestrutura de saneamento e aí, consequentemente, têm mais pessoas internadas por questões relacionadas a doenças de saneamento”, afirma.

Em São Paulo, por exemplo, 99,3% da população têm acesso a abastecimento de água, e 96,3%, a coleta de esgoto. Já em Belém, os índices são bem mais baixos: 70,3% e 13,6%, respectivamente.

Fonte: G1. 

ABES-ES

A Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental - ABES é uma associação com fins não econômicos, fundada em 1966, que reúne no seu corpo associativo cerca de 10.000 profissionais do setor, e tem como objetivos o desenvolvimento e o aperfeiçoamento das atividades relacionadas com a Engenharia Sanitária e Ambiental, na busca da melhoria do meio ambiente e da qualidade de vida da sociedade brasileira.
José Farias, 98/505
Santa Luíza - Vitória/ES
29045-430
Atendimento das 13h30 às 17h30
+55 (27) 998566592
Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental – ABES, seção ES.CNPJ 33 945 015 0017 – 49

Vitória – ES

Contato exclusivo para notas fiscais, documentações, cadastros e trâmites financeiros:
comercial@abes-es.org.br