Debate acontecerá em 24 de maio, no mais importante evento de saneamento ambiental do Brasil. Serão mais de 50 painéis de discussão e a FITABES – Feira Internacional de Tecnologias de Saneamento Ambiental, no Expominas, em Belo Horizonte-MG.
O financiamento no setor de saneamento será tema de um dos painéis do terceiro dia de programação do 32° Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental (CBESA) – o Congresso da ABES, na quarta-feira- 24 de maio, das 10h30 às 12h15.
Com moderação de Selma Cubas, presidente da ABES Seção Paraná, o painel terá como palestrantes: Eduardo Nali, especialista da área de Infraestrutura do BNDES, Gustavo Méndez, especialista principal em Água e Saneamento do BID, Catia Cristina Teixeira Pereira, diretora Econômico-Financeira e de Relações com Investidores da Sabesp, e Luis Alberto Andres, especialista do Banco Mundial.
O novo Marco Regulatório estabelece metas para atingir a universalização até 2033, para que 99% da população brasileira tenha acesso à água potável e 90% da população seja atendida com coleta e tratamento de esgotos sanitários. Estima-se que serão necessários investimentos da ordem de R$ 700 bilhões até 2033 para alcançar essas metas e, para tanto, faz-se necessária uma ampliação significativa das fontes e do volume de investimentos para o setor de saneamento no Brasil.
Nos últimos anos, os investimentos públicos vêm sendo reduzidos gradativamente e a atual legislação condicionou o acesso a recursos federais destinados ao saneamento, ou mesmo a contratação de financiamentos com recursos da União ou com recursos geridos ou operados por órgãos ou entidades da administração pública federal ao atendimento de uma série de exigências (Art. 50) que trazem ainda mais desafios ao financiamento do setor. Neste cenário, além da recuperação dos níveis históricos das fontes públicas de financiamento, será necessário criar e ampliar acesso a outras fontes, tais como: fundos de investimentos privados, debêntures, organizações multilaterais, blended finance e PPPs, dentre outras.
Este painel discutirá o momento atual do financiamento do setor, seus desafios e as futuras possibilidades para alavancar os investimentos rumo à universalização dos serviços.
O mais importante evento de saneamento ambiental do Brasil, uma realização da Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental – ABES, acontecerá de forma presencial no Expominas, em Belo Horizonte, de 21 a 24 de maio, com mais de 50 painéis e destacados especialistas, que vão abordar as principais soluções e os desafios do setor sob diversas perspectivas. Inscrições neste link: https://congressoabes.com.br/inscricoes/
Mais sobre o Congresso
Referência para a comunidade acadêmica, o Congresso da ABES terá apresentação de cerca de 1.000 trabalhos técnico-científicos e vai reunir mais de 50 painéis, com especialistas abordando as principais soluções e os desafios do setor de Saneamento, sob diversas perspectivas. Confira a programação na íntegra.
Os painéis estarão divididos entre diálogos setoriais, sessões de câmaras temáticas e sessões com quatro eixos: esgoto, resíduos e economia circular, recursos hídricos e meio ambiente, e desenvolvimento operacional e inovação das empresas de saneamento.
Voltando ao seu formato totalmente presencial, o Congresso da ABES envolverá a comunidade acadêmica, especialistas do setor e organizações parceiras do Brasil e outros países para discutir os temas mais relevantes em engenharia sanitária e ambiental em sua concepção mais ampla, abordando desafios, políticas públicas, soluções e tecnologia.
O evento tratará todas as dimensões do saneamento ambiental e ainda meio ambiente, recursos hídricos e saúde pública, discutindo tecnologia, operação, eficiência, planejamento, financiamento e gestão.
FITABES
Em conjunto com o Congresso será realizada a Feira Internacional de Tecnologias de Saneamento Ambiental – FITABES, reunindo os maiores e mais atuantes fornecedores de tecnologia, materiais e equipamentos do setor de saneamento. Todas as atividades do Congresso e da FITABES serão presenciais, tanto para congressistas quanto para palestrantes e expositores.
Para mais informações sobre o evento, basta acessar o site aqui.
Carbono neutro
O 32º Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental/Fitabes – Feira Internacional de Tecnologias de Saneamento Ambiental será um evento carbono neutro, por meio de uma ação inovadora: em parceria com a HIDROBR, empresa de soluções ambientais, a associação realizará um mercado voluntário de carbono experimental durante o mais importante congresso de saneamento ambiental do Brasil.
Fonte:ABES DN