A Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (ABES) – seção ES, realizou nesta quinta-feira (16), o I Workshop – Jovem Profissional do Saneamento do Espírito Santo (JPS), no auditório do CCJE, na Universidade Federal do Espírito Santo (UFES).
O objetivo do Workshop foi promover uma visão da atuação do profissional na área do saneamento e a troca de experiências entre profissionais consagrados, profissionais iniciantes na carreira e os estudantes.
Foram feitas palestras sobre empreendedorismo, competências dos engenheiros e experiências de profissionais em empresas e instituições de ensino. Em seguida foi aberto o debate e questionamento sobre os temas apresentados e a atuação dos profissionais no mercado e suas competências.
Um dos palestrantes foi Luiz Claudio Victor Rodrigues, gerente de Operação Metropolitana Norte (O-GMN), que falou sobre Tecnologias de Tratamento de Esgoto e a experiência de realizar uma licitação para contratação de Parceria Público-Privada (PPP), realizada para universalizar o serviço de saneamento nos municípios de Serra e Vila Velha.
Além disso, Luiz Cláudio explicou sobre o uso do adubo de lodo de esgoto na agricultura e seu principal benefício que é restringir o uso de fertilizantes químicos que produzem inúmeros malefícios aos seres humanos e ecossistemas. Ao final, ele destacou os diversos investimentos que a Cesan e o Governo do Estado têm realizado e as que dão chance de trabalho aos jovens profissionais na área de saneamento.
Engajamento de jovens profissionais
A engenheira Nadja Gorza, gestora da Divisão de Tratamento Sul (O-DST) e presidente da Abes – ES, explicou sobre a importância do engajamento dos jovens profissionais no JPS, um programa de desenvolvimento contínuo. O objetivo do programa é despertar habilidades e lideranças entre os jovens que atuam na área do saneamento ambiental para satisfazer as necessidades presentes e futuras do setor.
A engenheira destacou que a Associação possui grande responsabilidade em promover eventos para capacitação dos profissionais.
“A Abes tem como missão ser propulsora de atividades técnico-científicas, político-institucionais e de gestão que contribuam para o desenvolvimento do saneamento. E isto estimula a atuação crítica e criativa na identificação e resolução de problemas, considerando seus aspectos políticos, econômicos, sociais, ambientais e culturais, com visão ética e humanística, capaz de fazer frente ao grande déficit de saneamento básico então existente”, contou.
Dentre algumas metas do programa, estão: criar uma rede de relacionamento entre jovens profissionais, com possibilidade de ser inserida em programas internacionais, dar apoio ao desenvolvimento da carreira, engajada com a associação e com consultores seniores, além de auxiliar nos estudos técnicos do setor.
Para esse ano, está previsto um programa de capacitação que aborde os temas: Controle de Perdas, Tratamento de Esgotos Domésticos, a arte da modelagem hidráulica de sistemas de abastecimento de água, despoluição de córregos em áreas urbanas e operação de sistemas de esgotos sanitários.
Conheça nossos integrantes:
Diretora do JPS: Priscilla Basilio
Membros do JPS:
Ana Carolina Pádua
Andressa Modulo Serafim
Brenda Sossai
Daniel Lucas Pudêncio
Janielly Mantovani
Maicon Pizzol
Marina Bonifácia
Raquel Vittorazzi
Tamara Barbosa Passos
Vanessa Pianzoli
Quer participar ? Entre em contato pelo atendimento@abes-es.org.br ou 27 9.9699 – 4924
Reuso de Efluentes Tratados
O curso “Reuso de Efluentes Tratados”, que será realizado nos dias 10,11 e 12 de maio, no auditório do CREA-ES, será ministrado por um dos maiores especialistas do setor, o Professor Doutor Eduardo Pacheco Jordão, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).
Fonte : Cesan e ABES-ES