A presidente da ABES ES Nadja Lima Gorza, participou do 28º Congresso de Engenharia Sanitária e Ambiental (CBESA) realizado de 04 a 08 de outubro de 2015, no Rio de Janeiro, com apresentação de trabalho oral, coordenação de seção de trabalhos técnicos e de painéis como os de Saneamento Rural, Produtos químicos para o saneamento, Crise hídrica entre outros.
As engenheiras Márcia Azevedo – Diretora de Saneamento ABES-ES e Maria Alice Piccolo – Conselheira do Conselho diretor da ABES Nacional, também participaram do 28º CBESA, Considerado o mais importante encontro de saneamento da América Latina, o encontro reuniu os nomes mais importantes do setor no Brasil e convidados internacionais para debater a crise hídrica no país, as alterações climáticas e a gestão do saneamento.
“O Congresso é um momento de reencontro dos profissionais que atuam no setor. Um importante espaço de trocas de experiências, de divulgação de pesquisas e estudos, de articulação técnico-política do setor”, diz Marcia Azevedo, diretora da ABES-ES e membro da Câmara Temática de Saneamento Rural.
"Cada vez mais a água é uma prioridade de todos, tendo em vista a escassez hídrica. A ABES, por meio desta nova edição do CBESA, reforça sua contribuição na promoção da discussão e busca de soluções para a questão do saneamento no Brasil " – diz Maria Alice Piccolo.
No último dia do congresso houve votação das monções e recomendações geradas durante o evento, contendo ações consideradas prioritárias ao fortalecimento e ao desenvolvimento das atividades do saneamento em nível nacional, que serão direcionadas ao Governo Federal e às instituições pertinentes.
Para a presidente da ABES-ES, Nadja Gorza, o 28º Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental foi um evento fundamental para aprofundar o debate em torno da construção de novos rumos para o saneamento no Brasil.