Integrante da Diretoria ABES-ES participa do X Seminário Sisar e Centrais de Abastecimento de Água, com o tema “Universalização do acesso à água – Desafios do saneamento Rural”
Marcia Azevedo, integrante da Diretoria da ABES-ES e responsável pelos projetos de Saneamento Rural vinculados à ABES, Seção Espírito Santo, além de gestores de comunidades capixabas participam do evento a fim de partilhar e adquirir conhecimento para implementar nos projetos do estado.
Segundo a Assessoria de Comunicação da Secretaria de Infraestrutura Hídrica e Saneamento da Bahia, o X Seminário Sisar e Centrais, é realizado pelo Instituto SISAR e pelas Centrais de Associações Comunitárias do Piauí e Ceará. Este ano o evento, que ocorre de forma itinerante pelos estados do Nordeste, acontece em Salvador, com início na última terça-feira, dia 5 e encerrou-se nesta quinta, 7 de novembro no auditório da União dos Prefeitos da Bahia – UPB.
As Centrais de Associações Comunitárias funcionam como um modelo de gestão que assegura a prestação dos serviços de saneamento básico, de forma autogerida e autossustentável, além de contribuir para o desenvolvimento social e econômico das zonas rurais. São constituídas por uma federação de associações que tem a finalidade de, através da elevação de escala do número de ligações, viabilizar economicamente a gestão comercial e a manutenção dos sistemas de abastecimento de água por ela operados, cobrando tarifa compatível com as condições socioeconômicas da população.
Na Bahia já funcionam as Centrais de Jacobina e Seabra, implantadas pela Companhia de Engenharia Hídrica e de saneamento da Bahia (Cerb), vinculada à Secretaria de Infraestrutura Hídrica e Saneamento (SIHS), sendo o Estado da Bahia pioneiro nesse tipo de gestão.
Para o Titular da SIHS, Leonardo Góes, esse seminário fortalece o sistema de governança do saneamento rural, “esse é um modelo de gestão sustentável, com ações que contribuem pra o desenvolvimento social e a preservação ambiental, além de desenvolver a agricultura familiar, promovendo geração de renda para a população da zona rural”, enfatiza o secretário.
Confira algumas fotos do evento na galeria!