ABES-ES promove II Seminário Nacional de Recursos Hídricos e Saneamento Ambiental em Vitória

Evento com tema “Inovação Tecnológica e de Gestão para Alcançar os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável” reuniu cerca de 300 congressistas e grandes nomes do ramo de Saneamento

O II Seminário Nacional de Recursos Hídricos e Saneamento que aconteceu entre os dias 17 e 19 deste mês foi um grande sucesso e reuniu 300 congressistas no Auditório Manoel Vereza, no Campus de Goiabeiras da Universidade Federal do Espírito Santo, em Vitória. Realizado pela Seção Espírito Santo da Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (ABES) e reunindo grandes nomes da área do Saneamento do país, o evento contou com palestras, Mesas, exposição de estandes, visitas técnicas, entre outras atividades.

A Mesa de Abertura, realizada no primeiro dia de evento contou com a presença de Edumar Ramos Cabral Coelho, Presidente ABES-ES; Leila Issa Vilaca, Diretora Geral da Mútua-ES, Carlos Aurélio Linhalis, Diretor-Presidente da CESAN; Lúcia Helena Vilarinho Ramos, Presidente do CREA-ES; Josivan Cardoso Moreno, Coordenador da Câmara Temática de Recursos Hídricos da ABES Nacional; Tânia Mara Delboni; Pró-Reitora de Extensão – UFES; Fabio Ahnert, Diretor-Presidente da AGERH; e Elber dos Reis Tesch – Subsecretário Estadual de Meio Ambiente da SEAMA, cada um deles representando a importância do evento e a parceria de sua respectiva instituição com o cenário ambiental do país.

Marcelo Saintive, Diretor Executivo do IDEIES (Instituto de Desenvolvimento Educacional e Industrial do Espírito Santo), assumiu o palco com a Palestra Inovação para o Desenvolvimento Econômico Sustentável”.  Em seguida, a Mesa com o tema “Segurança Hídrica e Sustentabilidade Ambiental” foi aberta por José Carlos Carvalho, Consultor e Ex-Ministro do Meio Ambiente, que abordou a necessidade de se debater os conceitos ligados à Gestão Hídrica no país. Já Élio de Castro, Secretário Executivo do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Jucu, que também compôs a Mesa, falou sobre o olhar dos Comitês de Bacias Hidrográficas a respeito da Gestão desses recursos. Enquanto Vicente Andreu, estatístico e Ex-Diretor-Presidente da Agência Nacional de Águas (ANA), trouxe a discussão dos sistemas associados à Gestão. Juliana Bedoya, Líder de Programa e Especialista em Sustentabilidade, Rejeitos e Gestão Hídrica da Fundação Renova, completou a Mesa com excelência. Fabio Ahnert mediou o momento de debate da Mesa.

A tarde do primeiro dia de evento teve início com a Mesa Transposição do Rio São Francisco, foi mediada por Helder Cortez, diretor da CAGECE (Companhia de Água e Esgoto do Ceará). Composta pelo Engenheiro Civil Antônio Luitgards, tratando o ‘Estágio Atual do Projeto de Transposição”, também participou o Coordenador da Câmara Temática de Recursos Hídricos da ABES Nacional, Josivan Cardoso, além de Marcus Vinícius Mello falando sobre “O papel da ANA na implementação do PISF (Projeto de Integração do Rio São Francisco)”.

O segundo momento da tarde foi ministrado pelo engenheiro químico Patrick Curran, Fundador da Atlantis Technologies, na Califórnia que apresentou a palestra “Dessalinização de Água Salobra com Baixo Custo e Alta Recuperação usando supercapacitores”, tecnologia desenvolvida pelo próprio palestrante.  A Mesa sobre Aplicação da Tecnologia de Membranas fechou o ciclo de palestras do primeiro dia, mediada por Edumar ramos, presidente da ABES-ES, e composta pelo Doutor em Engenharia Civil José Carlos Mierzwa e Daniel Brooke, Gerente de Tecnologia para a America Latina na DuPont Water Solutions.

O primeiro dia foi encerrado com êxito em um momento de confraternização no espaço dos estandes, com música, apresentação de Congo, bebidas e aperitivos, a fim de proporcionar aos participantes um momento de lazer e interação.

Um elenco de peso

O segundo dia de evento foi marcado pela presença de grandes nomes e teve início com a Mesa sobre Perspectiva e ao atual cenário do Saneamento no Brasil que contou com a presença de Roberval Tavares, Presidente da ABES-DN e Carlos Aurélio Linhalis, Diretor-Presidente da CESAN. Mediada por Nadja Lima Gorza, vice-presidente da ABES-ES, a Mesa permitiu o aprofundamento sobre a atual conjuntura do setor e suas expectativas.

O segundo momento do dia 2 foi comandado opor José Paulo Netto, presidente da Associação Brasileira de Águas Subterrâneas (ABAS), que trouxe a Palestra “Evolução do Uso de Águas Subterrâneas”. Logo após, Nilo de Oliveira, professor da UFMG, assume o palco com o tema “Ciência, Tecnologia e Inovação na Interface entre as Áreas de Recursos Hídricos e Saneamento”.

O Engenheiro civil Walter Plácido abriu a tarde do segundo dia com a Palestra: Aspectos Técnicos, Econômicos e Ambientais no Tratamento de Chorume. Bernardo Enne, Gerente de Sustentabilidade e Meio Ambiente da ArcelorMittal Tubarão, assumiu o palco com o tema “Dessalinização no Enfrentamento dos Cenários Futuros de Escassez Hídrica”.

O fechamento do segundo dia de evento se deu com a Mesa sobre Reuso de Águas nas Cidades Brasileiras composta por profissionais muito queridos pelos participantes. A Mesa foi mediada por Reginalva Mureb, Diretora-Presidente da Ambiental Serra e Ambiental Vila Velha Ambiental. Participaram deste momento Eduardo Pacheco Jordão, doutor em engenharia civil e professor associado da UFRJ, Pedro Além, professor titular da USP; Eduardo Lucas Subtil, Doutor em Engenharia Hidráulica e Ambiental e professor da UFABC e o Engenheiro Civil Ricardo Franci, professor da UFES e participante da ABES-ES. Foi realizada ainda uma visita técnica que contou com 30 participantes à Barragem e Estação de Tratamento de Água (ETA) de Duas Bocas, da CESAN, em Cariacica.

Multiplicidade de atividades

O terceiro dia foi marcado pela multiplicidade de atividades, além das Mesas e palestras, foi realizada mais uma visita técnica e apresentação de Trabalhos Técnicos que serão publicados nos anais do evento e ocorriam em concomitância com a programação do auditório.

No auditório, espaço central do evento, Helder Cortez, diretor da CAGECE, envolveu o público com a temática “Crise Hídrica no Nordeste: passado, presente e futuro”. Em seguida, Clovis Francisco Nascimento, ex-presidente da ABES DN abordou o tema “Avaliação do Projeto de Lei nº3.261/2019: Novo Marco Regulatório do Saneamento”.

O último dia também contou com o Quis do JPS, um jogo interativo de perguntas e respostas promovido pelo programa Jovens Profissionais do Saneamento (JPS), cujo prêmio foi um notebook. Os participantes se empenharam na atividade e o momento foi de descontração e integração entre eles.

Já no período da tarde do último dia, Márcia de Azevedo, integrante da Diretoria da ABES-ES deu início à Mesa sobre Gestão Comunitária de Sistema de Saneamento em Localidades Rurais no ES, seguida de Renaldo Gabriel, gestor na Comunidade de Nossa Senhora das Graças de Iúna

e Glaubert Miranda, que representou Jaiminho Batista, gestor na Comunidade de Vila Fernandes, em Pinheiros.

Pheterson Vogas, Especialista em Meio Ambiente e Sustentabilidade da Leão Bebidas e Alimentos, em uma apresentação dinâmica e bastante completa apresentou o Estudo de Caso Inovação, Planejamento e Gestão de Recursos Hídricos na Leão Alimentos e Bebidas. Renato Muzzolon, Assessor da Presidência do CONFEA fechou as apresentações do evento com uma palestra sobre associativismo.

Foram três dias de intenso aprendizado, promoção de interação e network, a equipe ABES-ES agradece a todos que participaram e tornaram possível a realização do II Seminário Nacional de Recursos Hídricos e Saneamento Ambiental.

Cássia Rocha é graduanda em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Espírito Santo, técnica em Meio Ambiente e estagiária de Comunicação na ABES -ES.

ABES-ES

A Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental - ABES é uma associação com fins não econômicos, fundada em 1966, que reúne no seu corpo associativo cerca de 10.000 profissionais do setor, e tem como objetivos o desenvolvimento e o aperfeiçoamento das atividades relacionadas com a Engenharia Sanitária e Ambiental, na busca da melhoria do meio ambiente e da qualidade de vida da sociedade brasileira.
José Farias, 98/505
Santa Luíza - Vitória/ES
29045-430
Atendimento das 13h30 às 17h30
+55 (27) 998566592
Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental – ABES, seção ES.CNPJ 33 945 015 0017 – 49

Vitória – ES

Contato exclusivo para notas fiscais, documentações, cadastros e trâmites financeiros:
comercial@abes-es.org.br