Três toneladas de pneus por hora podem ser recebidas em seu Parque de Econegócios para controle ambiental no Espírito Santo
Desde junho de 1992, quando aconteceu no Rio de Janeiro a Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento, ouve-se falar mais sobre a importância de se rever comportamentos e de promover mudanças em nossos padrões de consumo e de produção. A ideia do consumo sustentável tem sido divulgada com frequência nos últimos anos, mas desde agosto de 1995 a Marca Ambiental implantou essa ideia no Espírito Santo não só com ideias, mas com atitudes que mudaram o dia a dia da empresa e o perfil ecológico do estado.
Regulamentada há oito anos, a Lei 12.305, da Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), trouxe a esperança de que a gestão de resíduos tomaria outra dimensão, sobretudo, com relação ao envolvimento das pessoas no processo de geração de resíduos e de boas práticas. Chegamos em 2018 sem muitos avanços. A prova está na permanência de cerca de 3 mil lixões espalhados pelo território nacional em 3.331 municípios que recebem mais de 30 milhões de toneladas de resíduos anualmente, segundo a Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais (ABRELPE).
“Com a parceria da “PneuVix Ambiental” a Central de Tratamento da Marca Ambiental oferece mais uma solução para o tratamento de resíduos. O projeto oferece soluções sustentáveis na reciclagem de pneus inservíveis, integrando tecnologias inovadoras para reciclar 100% do pneu inservível, separando borracha, aço e nylon para reintroduzi-los no mercado na forma de insumos para outros processos produtivos”
Com seu Parque de Econegócios desde 2006, a Marca Ambiental incentiva empreendimentos que têm a proposta da reciclagem e do reaproveitamento de resíduos. Uma das ecoindústrias instaladas em seu site é a “PneuVix, que oferece soluções sustentáveis na reciclagem de pneus inservíveis, integrando tecnologias de caráter inovador. Assim é possível reciclar 100% do pneu inservível, separando os principais produtos: borracha, aço e nylon, reintroduzindo-os no mercado na forma de insumos para outros processos produtivos.
Com o projeto, a Pneuvix torna-se a única destinadora de pneus inservíveis do Estado do Espírito Santo fornecendo, de forma sustentável, borracha granulada, pó de borracha, negro de fumo, energia, aço reciclado, nylon reciclado e ainda uma certificação de destruição do pneu para empresas que encaminham os inservíveis para a reciclagem. Vale ressaltar que a PneuVix conta com uma planta licenciada e certificada pelos órgãos de controle ambiental, pois destina adequadamente o pneu inservível atendendo os requisitos legais e padrões ambientais.
Por não ser biodegradável e acumular grande volume, os pneus usados são considerados difíceis de serem eliminados. Sendo assim, o descarte inconsciente pode poluir rios e córregos ou mesmo servir de criadouro para mosquitos. A Pneuvix está apta a receber três toneladas de pneus por hora. Dessa forma, contribui com a logística reversa de pneus inservíveis, gerando valor socioeconômico para o ES.
O lixo que produzimos e a forma como o descartamos dizem muito sobre nossas atitudes e consciência ecológica. Além de pneus e outros produtos, a Marca Ambiental, especializada no gerenciamento integrado de resíduos, em Cariacica/ES, por meio da sua indústria de beneficiamento de plástico de baixa densidade, consegue transformar 20 toneladas de resíduos plásticos em 240 mil novas sacolas por mês. A Marca Ambiental reconhece os recicláveis como um bem econômico e de valor social.
Mirela Souto é Gestora de Comunicação da Marca Ambiental
Fonte: www.esbrasil.com.br