Projeto “Produtor de Água” é uma iniciativa do governo federal e tem como objetivo a recuperação da bacia do Rio Santa Maria.
As terras do município de Santa Teresa, na Região Serrana do Espírito Santo, têm previsão de receber mais de 23 mil mudas de árvores até 2020. A iniciativa faz parte do projeto “Produtor de Água”, do governo federal.
O objetivo é recuperar a bacia do Rio Santa Maria, com previsão de investimento de quase R$ 1 milhão. O projeto prevê cercamento de nascentes e construção de caixas secas.
Embora 40% da região sejam de áreas preservadas, ao descer a serra, a Mata Atlântica desaparece. As margens do rio 5 de Novembro, por exemplo, foram devastadas.
“Essa área desprotegida vai fazer com que na época das chuvas o sedimento seja carreado para o rio trazendo erosão”, explicou o secretário de agricultura Jorge Natalli.
Preocupados com a falta de cuidado com a natureza, produtores rurais do município estão empenhados em recuperar as áreas degradadas.
O produtor Kito Stange disse que comprou a sua propriedade neste ano e estava preocupado com o desgaste que ela vinha sofrendo. Desde então, ele tira um tempo todos o dias para trabalhar com a natureza.
“Eu vi que a propriedade precisava de cuidados, em especial perto do córrego e das áreas mais altas. Por isso comecei a reflorestar”, diz produtor rural
“Hoje um rio tradional da cidade está com apenas 10% de seu volume. Há 10, 15 anos já vi ele bem cheio e agora está nessa situação lamentável”, concluiu Kito, que espera que com a implantação do projeto a situação melhore para os próximos anos.
Fonte: G1 Espírito Santo