Diante da recente crise hídrica enfrentada no Espírito Santo, a Escola Estadual Zaira Manhães de Andrade, de Cariacica, promoveu uma caminhada educativa com seus estudantes e docentes, a fim de conscientizar sobre a importância de economizar água.
De acordo com a diretora da unidade, Jaqueline Fiorentini, a ação teve como objetivo estimular que os alunos usem a água de forma correta e repassem aos familiares as dicas recebidas. “Queremos conscientizar a comunidade e os alunos de que a água não deve ser desperdiçada. A educação é imprescindível, pois a população ainda não está conscientizada do problema”, disse.
Também houve exibição de vídeos, debates, histórias, pesquisas e atividades lúdicas em sala de aula.
Durante a caminhada, os estudantes utilizaram faixas, cartazes e panfletos, buscando chamar atenção dos moradores. Segundo a aluna Rayssa Rocha, do 9º ano do Ensino Fundamental, a atividade teve uma grande importância. “É a oportunidade que nós temos de levar o que aprendemos em sala de aula para as ruas, pois a água pode acabar”, disse.
Escola Presidente Getúlio Vargas
Dentro da temática de economia da água, a Escola Estadual Presidente Getúlio Vargas, localizada em Cachoeiro de Itapemirim, aplicou na prática o que foi ensinado nas salas de aula, por meio da coleta de água da chuva para o uso na unidade, como na limpeza do pátio, por exemplo.
De acordo com a diretora da escola, Marta Ignez Magnago, a coleta era uma proposta da comunidade escolar que, com a chegada das fortes chuvas, foi possível ser realizada. “Encontramos uma forma de recolher essa água e ficamos felizes com os resultados”, disse.
Em média, cinco mil litros foram coletados e usados na limpeza da escola e nas plantas localizadas no entorno. Além disso, outros reservatórios serão criados a fim de abranger todas as áreas da escola.
“A água dos aparelhos de ar condicionado também foi aproveitada há algum tempo. Assim estamos trabalhando a conscientização, reaproveitamento e economizando com toda a comunidade escolar, com a nossa prática servindo de exemplo”, concluiu Marta.
Escola Presidente Castelo Branco
Discutindo sobre as questões hídricas, a Escola Estadual Presidente Castelo Branco, de Cariacica, realizou um ciclo de palestras com o título “O impacto da escassez hídrica em nossas vidas”, com a participação dos estudantes do curso de Engenharia Sanitária e Ambiental do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) e da Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental do Espírito Santo (Abes/ES).
Com o objetivo de proporcionar aos alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) da unidade um conjunto de informações sobre o tema e prepará-los teoricamente, a ação contou com quatro palestras, além de um bate-papo entre os estudantes e palestrantes.
Durante as palestras, foram abordados temas como: “Os múltiplos usos da água: gerenciando conflitos e interesses no contexto de uma Bacia Hidrográfica” e “A importância do reúso da água no enfrentamento da escassez hídrica”.
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação / SEDU
Vivian Camargo / Flávia Zambrone
(27) 3636-7705 / 7706 / 7707 / 99703-7815
vbcamargo@sedu.es.gov.br / fpzambrone@sedu.es.gov.br/
Texto: Paula Nogarolli