TERMOS E CONDIÇÕES
A Fundação Rotária pode alterar os termos e condições da bolsa de estudos a qualquer momento. Para versões atualizadas, acesse www.rotary.org/pt ou solicite pelo e-mail grants@rotary.org.
I. O QUE FINANCIAMOS
A bolsa de estudos visa maximizar os recursos da Fundação Rotária, de clubes/distritos rotários e do Instituto Unesco-IHE, localizado em Delft, na Holanda. Ela financia o curso de mestrado em ciências no Unesco-IHE, nas seguintes áreas: recursos hídricos e saneamento urbanos, gestão de recursos hídricos ou engenharia e ciências hídricas.
II. DIRETRIZES
Toda atividade relacionada à bolsa deve:
1 -Estar relacionada à Missão da Fundação Rotária;
2- Incluir a participação ativa de rotarianos;
3 – Excluir qualquer responsabilidade para a Fundação Rotária ou para o Rotary International, exceto no que tange ao pagamento da bolsa;
4 – Respeitar as leis federais dos Estados Unidos da América e do país de estudos, visando jamais prejudicar qualquer pessoa;
5 – Financiar somente atividades avaliadas e aprovadas antes de sua implementação (não serão aprovadas bolsas para reembolsar estudos em andamento ou já concluídos);
6 – Respeitar as tradições e cultura do país anfitrião;
7 – Obedecer às Diretrizes sobre Conflito de Interesses citadas na Seção 10.030 do Código Normativo da Fundação Rotária;
8 – Obedecer às normas referentes ao uso das Marcas do Rotary, conforme descrito na Seção 4.090 do Código Normativo da Fundação Rotária.
Toda bolsa:
1 – Financia mestrado em ciências no Unesco-IHE nas seguintes áreas: recursos hídricos e saneamento urbanos, gestão de recursos hídricos ou engenharia e ciências hídricas;
2 – Dá suporte a alunos admitidos ao Unesco-IHE que demonstrem excelência acadêmica e interesse em cumprir a Missão da Fundação Rotária;
3 – Incentiva o cultivo de relações de trabalho a longo prazo entre o bolsista e seus patrocinadores;
4 – Conta com o envolvimento de pelo menos um Rotary Club ou distrito rotário do local onde o bolsista irá morar ou trabalhar depois de concluir os estudos;
5 – Apoia comunidades em países rotários;
6 – Tem a comunidade em mente: os rotarianos patrocinadores selecionam candidatos apropriados para a bolsa;
7 – Causa impacto sustentável e mensurável na comunidade patrocinadora;
8 – Está alinhada às metas da área de enfoque “recursos hídricos e saneamento”.
Os rotarianos do clube ou distrito patrocinador irão:
1 – Analisar todas as inscrições, selecionar o candidato à bolsa e enviar à Fundação Rotária a inscrição do candidato junto com o pedido do patrocinador;
2 – Trabalhar com o bolsista durante o período da bolsa em atividades como:a. recebimento de relatório mensal do bolsista falando de suas experiências acadêmicas e culturais;
b. providências para que o bolsista faça no mínimo uma apresentação na Conferência Distrital;
c. um projeto que cause impacto positivo nas áreas hídrica e de saneamento da comunidade do patrocinador após o retorno do bolsista;
3 – Alertar a Fundação sobre possíveis problemas com o gerenciamento dos fundos e alegações de comportamento inapropriado.
É esperado que o bolsista tenha um bom conhecimento sobre o Rotary e forte compromisso para colaborar em atividades e serviços do seu clube/distrito patrocinador. O candidato deve:
1 – Ter bom histórico e grande potencial em sua vida acadêmica e profissional, tendo causado impacto na comunidade;
2 – Cumprir os requisitos do financiamento coordenado pelo Instituto Unesco-IHE;
3 – Manter um bom desempenho acadêmico no Unesco-IHE durante todo o período da bolsa;
4 – Concordar em:
a. enviar mensalmente um relatório aos rotarianos patrocinadores relatando sua experiência acadêmica e cultural;
b. fazer pelo menos uma apresentação em evento de Rotary Club ou distrito na Holanda;
c. fazer pelo menos uma apresentação em Conferência Distrital em seu país de origem;
d. trabalhar, após o regresso, com os rotarianos patrocinadores em uma atividade da área de recursos hídricos e saneamento que cause impacto positivo em sua comunidade;
5 – Voltar para seu país após o término do ano acadêmico para seguir carreira nas áreas de recursos hídricos e saneamento.
Esta bolsa cobre as seguintes despesas:
1- Mensalidade/anuidade
2 – Hospedagem e alimentação
3 – Livros e materiais
4 – Custos com outro programa de estudos negociados entre Fundação e o Unesco-IHE
Financiamento adicional para cobrir outros custos relativos ao programa acadêmico, como passagem aérea internacional, será coordenado pelo Unesco-IHE. Embora possível, este financiamento não é garantido.
III. RESTRIÇÕES
As bolsas de estudos não podem ser usadas para discriminar qualquer tipo de grupo ou promover determinado ponto de vista político ou religioso.
Cada Rotary Club ou distrito só tem direito a uma bolsa por ano letivo.
IV. COMO SOLICITAR
Para a bolsa ser outorgada, todos os principais distritos patrocinadores envolvidos devem estar qualificados pela Fundação Rotária, e todos os principais clubes patrocinadores devem estar qualificados por seus distritos. Além disso, os rotarianos patrocinadores e todos os membros da Comissão de Bolsas de Estudos devem estar em dia com suas obrigações perante o RI e a Fundação Rotária. Ao atuar como parceiro principal, cada distrito e clube não pode ter mais de 10 subsídios abertos simultaneamente.
O clube ou distrito patrocinador irá formar uma Comissão de Bolsas de Estudos com três associados do principal clube patrocinador ou rotarianos do distrito. Inscrições de candidatos patrocinados por clubes devem ter a confirmação do presidente da Comissão Distrital da Fundação Rotária de que o principal clube patrocinador em questão está qualificado. Agentes fiscais do RI, tesoureiros, dirigentes e funcionários de organizações colaboradoras ou beneficiárias relacionadas à bolsa não podem ser membros da comissão.
Após ser aceito em um dos três programas do Unesco-IHE, o candidato deve buscar o patrocínio do Rotary Club ou distrito local, entregando a um destes a Inscrição do Candidato à Bolsa, que é parte do Kit de Inscrição. Após analisar a inscrição e entrevistar o candidato, os rotarianos decidem se irão patrociná-lo.
Se os rotarianos decidirem patrocinar o candidato, eles deverão preencher a seção para Rotary Club/distrito do Kit de Inscrição e enviar todos os materiais correspondentes por meio da ferramenta on-line do Rotary para solicitação de subsídios até 15 de junho do ano em que os estudos começarão. Os bolsistas são selecionados com base em mérito e em sua capacidade de causar impacto significativo durante suas carreiras em questões relacionadas a água e saneamento. O candidato ideal deve apresentar bom desempenho acadêmico, ter experiência profissional relevante e demonstrar liderança na comunidade.
V. FINANCIAMENTO E PAGAMENTO
As bolsas de estudos para profissionais da área de recursos hídricos e saneamento são financiadas pelo Fundo Mundial da Fundação Rotária, a qual paga €34.000 diretamente ao Unesco-IHE para cada bolsa de estudos, mediante o cumprimento de todos os requisitos.
Contribuições não provenientes do FDUC são consideradas doações irrevogáveis à Fundação Rotária e, portanto, não são devolvidas.
VI. DOCUMENTAÇÃO E REQUISITOS REFERENTES A RELATÓRIOS
Relatórios intermediários e finais devem ser preenchidos on-line. A Fundação não aceita inscrições para uma nova bolsa se o patrocinador estiver em falta com a entrega de relatórios à Fundação.
Relatórios intermediários e finais devem ser entregues pelos bolsistas e patrocinadores, como segue:
Os bolsistas entregam um breve relatório intermediário ao Unesco-IHE dentro de 12 meses do começo dos estudos, descrevendo sua relação de trabalho com os rotarianos.
Os rotarianos patrocinadores entregam relatório intermediário à Fundação Rotária dentro de 12 meses do começo das aulas.
Os rotarianos patrocinadores fazem o upload do relatório final conjunto do bolsista e dos rotarianos dentro de 24 meses do início dos estudos. O relatório final deve conter informações sobre a tese ou estágio e o projeto planejado pelo bolsista e os rotarianos patrocinadores.
O Unesco-IHE enviará um relatório anual à Fundação, com detalhes sobre o progresso do bolsista e confirmação de seu status acadêmico, e prestará contas dos fundos recebidos, mostrando entradas e saídas. A Fundação irá liberar parcelas adicionais ao Unesco-IHE uma vez que o bolsista e os patrocinadores tiverem cumprido todos os requisitos referentes à entrega de relatórios, incluindo os financeiros.
A Fundação irá compartilhar informações relevantes com o Unesco-IHE e os patrocinadores conforme apropriado para o benefício da parceria.
Independentemente de a bolsa estar em andamento ou concluída, a Fundação reserva-se o direito de reavaliá-la a qualquer momento, inclusive fazer auditoria, enviar um monitor ao local do projeto/atividade, exigir a entrega de documentos adicionais e suspender pagamentos se julgar necessário. Os patrocinadores que não seguirem as normas e diretrizes da Fundação na implementação de projetos correm o risco de não receberem subsídios futuros por um período de até cinco anos.
Fonte: www.unesco-ihe.org