Para melhorar a procura pelo dia de rodízio de abastecimento de água e facilitar o acesso à informação pelos moradores da Grande Vitória, a Cesan disponibilizou um sistema de busca no site da Companhia, neste sábado (24). Para acessar, basta entrar no endereço: www.cesan.com.br , clicar no banner eletrônico onde está escrito: Bairros da Grande Vitória com rodízio no abastecimento de água, digitar o município e o bairro, que em seguida aparecem os dias da semana em que o abastecimento será paralisado.
Segundo a equipe de analistas em Tecnologia da Informação da Cesan, optou-se por um site responsivo para funcionar em qualquer plataforma (desktop ou dispositivo móvel). Nele, os clientes podem consultar de forma prática o dia de rodízio em seu bairro, com base na sua localização em relação às redes de distribuição da empresa. A ferramenta de busca está preparada também para eventuais mudanças de estratégia de rodízio.
Na terça-feira (20), a Agência de Regulação de Serviços Públicos (ARSP) autorizou que a Cesan executasse seu plano de rodízio no fornecimento de água para os municípios de Vitória, Vila Velha, Cariacica, Serra, Viana e para a localidade de Praia Grande, em Fundão, a partir das 12 horas da quinta-feira (22).
Os bairros foram agrupados em sete regiões distintas e a cada dia da semana uma região terá o fornecimento de água suspenso por um prazo de 24 horas, sempre a partir das 12 horas. Passadas as 24 horas de interrupção, o sistema poderá retornar ao normal em até 24 horas.
A medida extrema adotada pela Cesan e autorizada pela ARSP ocorre no momento em que o Espírito Santo completa três anos de estiagem. O Comitê Hídrico vem alertando a população sobre a gravidade da situação e solicitando a redução do consumo em decorrência do risco de piora da situação do abastecimento na Grande Vitória.
Foram feitos alertas à sociedade em abril, maio (anúncio da situação de emergência), agosto e em setembro deste ano sobre a gravidade da crise hídrica e a necessidade de reduzir o consumo de água. A sociedade atendeu ao chamado e diminuiu o consumo, porém, não foi suficiente, por isso a necessidade de implantar o rodízio isonômico no abastecimento da Grande Vitória.
Fonte: CESAN