O INPI publica mais uma edição da série Radar Tecnológico, desta vez com o tema “Saneamento básico: panorama dos pedidos de patente de abastecimento de água e tratamento de esgoto”, elaborado por pesquisadores da Diretoria de Patentes e da Academia.
O objetivo principal do estudo é apresentar o cenário do patenteamento no INPI de tecnologias relativas à infraestrutura do abastecimento de água, do esgotamento sanitário e do tratamento de água e esgoto.
O trabalho destaca as principais tecnologias e sua origem, os principais depositantes e a situação legal destes pedidos de patente.
O estudo também procura identificar os estados brasileiros dos depositantes residentes no País relativos às tecnologias de saneamento, a fim de identificar possíveis clusters de inovação.
Em suas conclusões, o estudo indica que os pedidos de patente relacionados à infraestrutura do abastecimento de água e do esgotamento sanitário foram depositados, na maior parte, por pessoas físicas, que residem principalmente nos estados do Sul e Sudeste do Brasil.
Cabe destacar ainda que as empresas não residentes e as universidades nacionais são as principais depositantes dos pedidos de patente que descrevem tecnologias de tratamento de água e esgoto. Além disso, grande parte dos pedidos são relacionados aos sistemas de purificação e às estruturas de sistemas de esgoto.
Para acessar o estudo, clique aqui.
Fonte: GOV.