Brasil participará da elaboração de plano estratégico para uso global da água

 

Durante uma semana líderes internacionais, entre eles nove chefes de Estado, 80 ministros e 100 delegados de 168 países estiveram reunidos em Daegu, na Coreia do Sul, no 7º Fórum Mundial da Água, que teve como tema “Água para o Nosso Futuro”.

O principal resultado destes vários dias de debates e diálogos é o consenso que investimento em água precisa ser prioridade na agenda política mundial das próximas décadas. Para que este desejo se torne realidade – na prática -, os participantes do encontro assumiram compromisso formal de criar um plano estratégico de gestão hídrica nos próximos três anos.

Este plano, que deverá guiar ações dos países, cobrirá áreas de infraestrutura financeira, segurança alimentar, desenvolvimento sustentável e governança, além de todos aspectos ligados à gestão da água.

Uma plataforma online irá garantir que haja transparência na implementação das ações do plano estratégico. O World Water Council*, organização internacional e independente, e os governos da Coreia do Sul (sede do atual fórum) e do Brasil (onde será realizado o próximo encontro em 2018)  ficarão responsáveis por assegurar que os países que concordaram com o pacto façam a implementação das medidas determinadas.

Alguns compromissos de cooperação bilateral também foram acertados no 7º Fórum Mundial da Água. Eles serão muito importantes para fortalecer o papel da gestão da água internacionalmente. É o caso, por exemplo, do acordo entre Estados Unidos e México sobre o uso da água do Rio Colorado, que fica na fronteira entre os dois países.

Japão, Coreia do Sul e China também concordaram em priorizar o desenvolvimento sustentável no setor hídrico e torná-lo mais atrativo para investidores.

Tomadores de decisão reunidos em Daegu afirmaram ainda que setembro será um mês decisivo para a segurança hídrica do planeta. Segundo eles, água tem de estar entre osObjetivos do Desenvolvimento Sustentável, que serão definidos pelas Nações Unidas como estratégicos para a próxima década. “Temos de levar adiante uma agenda de ação que irá enviar um sinal claro ao mundo: já sabemos o que precisa ser feito e estamos começando este trabalho”, destacou o brasileiro Benedito Braga, presidente do World Water Council.

 

*World Water Council

Foto: pixabay/domínio público

Deixe um comentário

ABES-ES

A Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental - ABES é uma associação com fins não econômicos, fundada em 1966, que reúne no seu corpo associativo cerca de 10.000 profissionais do setor, e tem como objetivos o desenvolvimento e o aperfeiçoamento das atividades relacionadas com a Engenharia Sanitária e Ambiental, na busca da melhoria do meio ambiente e da qualidade de vida da sociedade brasileira.
José Farias, 98/505
Santa Luíza - Vitória/ES
29045-430
Atendimento das 13h30 às 17h30
+55 (27) 998566592
Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental – ABES, seção ES.CNPJ 33 945 015 0017 – 49

Vitória – ES

Contato exclusivo para notas fiscais, documentações, cadastros e trâmites financeiros:
comercial@abes-es.org.br