Um dos pedidos mais frequentes de quem acompanha nosso trabalho – educadores, famílias e interessados – é a indicação de livros com dicas para aproximar as crianças da natureza e também que contem sobre iniciativas bem sucedidas que podem ser replicadas ou inspirar.
Já publicamos, aqui no blog, dois textos com indicações de leitura (links no final deste post), mas nunca com esse enfoque, tão direcionado. Aproveitamos para selecionamos apenas publicações online, com download gratuito, que são boas dicas para quem quer saber mais sobre o tema e conhecer quem já faz ações para que a relação entre criança e natureza aconteça.
Desemparedamento da Infância: a escola como lugar de encontro com a natureza
Esta publicação do Instituto Alana, lançada em 2018 pelo programa Criança e Natureza, traz importantes contribuições, que provocam boas reflexões, especialmente em instituições educacionais. Questionam o espaço externo, o acesso e a utilização de áreas verdes, a reorganização do espaço.
O livro também traz inspirações para ampliar o território de aprendizagem e aumentar a relação com a comunidade do entorno, e também mostra escolas que já fazem ações importantes para uma feliz e saudável relação entre criança e natureza.
Educando na natureza
Lançado pelo Instituto Ecofuturo, é um registro do programa Meu Ambiente em parceria com municípios do entorno do Parque das Neblinas (localizado entre Mogi das Cruzes e Bertioga/SP). O educativo do parque propõe uma série de ações e reflexões com professores das escolas públicas e incentivam a relação entre criança e natureza acontecer.
O livro traz inspiração teórica, experiências vividas no programa e fala das crianças.
“Para além das fronteiras do Parque e do nosso programa, queremos inspirar e promover a vivência em ambientes naturais. Acreditamos que o contato direto com a natureza é transformador e que os espaços naturais possuem vocação sensibilizadora e, mais do que isso, educadora”, resume o Instituto Ecofuturo.
Casa Redonda: uma experiência em educação
A Casa Redonda é uma escola de educação infantil de Carapicuíba, São Paulo, que tem, como proposta, priorizar a sensibilidade. Há mais de 30 anos, sob o olhar da inspiradora educadora Maria Amélia Pereira, a Peo, muitas crianças crescem num espaço de natureza privilegiada, que valoriza a cultura brasileira e respeita o tempo da infância, a criatividade e a liberdade. O livro foi lançado no seu trigésimo aniversário e conta com imagens encantadoras e 2 DVDs que apresentam as experiências das crianças. A versão para download contém apenas o texto do livro, que por si só, já vale muito!
Atividades em Áreas Naturais
Este livro é de casa! Escrito pela Rita Mendonça (uma das autoras deste blog) em parceria com o Instituto Ecofuturo, propõe reflexões sobre o nosso contato com a natureza nos mais diferentes ambientes e propõe uma série de brincadeiras para aprofundar essa conexão através de uma aproximação direta e sensível. A autora utilizou o critério da intimidade com a natureza para selecionar as atividades do livro, de modo que tanto as pessoas que se sentem mais distanciadas como aquelas bem experientes encontrarão sugestões de atividades que levam a um aprofundamento da própria experiência.
Acreditamos que qualquer um destes livros – e, mais ainda, todos – vão inspirar vocês na promoção cada vez maior e mais frequente do contato das crianças com o mundo natural. Depois contem pra nós o que acharam destas indicações e o que aprenderam com cada uma.