Veja a lista de municípios que estão com racionamento de água

Municípios adotaram medidas drásticas na tentativa de manter abastecimento mínimo para a população

opi04022015gz134737-3744004
(Foto: Jorge Sagrilo/ A Gazeta)

Municípios de todo o Estado adotaram medidas drásticas na tentativa de manter abastecimento mínimo para a população. No momento, 31 cidades estão em racionamento de água, mas esse número pode aumentar nos próximos dias com a inclusão da Grande Vitória. Confira as medidas que cada cidade tem adotado até agora.
A situação dos municípios

Alegre
Adotou racionamento de água desde sexta-feira. A cidade foi dividida em duas para ser abastecida em dias alternados.

Apiacá
Há rodízio de água na cidade, pela manhã uma parte do município e à tarde outras localidades. No interior, as famílias são abastecidas com caminhão-pipa.

Aracruz
A sede está dividida em dois setores. O abastecimento é feito em quatro dias da semana, de forma alternada. Em Santa Cruz, Guaraná, Santa Rosa, Grapuama e Córrego D’água acontece rodízio, um dia com água e outro sem.

Barra de São Francisco
Abastecimento no período das 22h às 10h, em dias alternados. A cidade foi dividida em dois setores. O setor A é formado por Alvorada, Antonio Inácio, Colina, Cruzeiro, Irmãos Fernandes, Parte do Centro (entre Av. Prefeito Manoel Vilá e Rua Adelino Coimbra), Vila Gonçalves e Vila Landinha. Já o setor B compreende Bambé, Campo Novo, Carabina, Justinópolis, Nova Barra, Parte do Centro (entre a Av. Prefeito Manoel Vilá e Rua Prefeito Manoel Gonçalves), Polo Industrial, Santa Izabel, Vila Luciene e Vila Vicente.

Conceição da Barra (Sede)
O racionamento acontece diariamente das 17h às 7 horas.

Ecoporanga
No distrito de Imburana, o racionamento acontece das 18h às 6h. Na sede, é feito rodízio das 6h às 6h do dia seguinte em dias alternados para as partes Norte e Sul da cidade.

Fundão
Racionamento no distrito de Timbuí. A localidade recebe água durante um dia, das 22h às 6h, e fica dois dias sem.

Governador Lindenberg
O racionamento é feito dia sim e outro não. Se não chover, há a hipótese de aumentar para dois dias.

Guaçuí
O município faz rodízio para o abastecimento.

Ibiraçu
Na sede o abastecimento acontece a cada 3 dias, a partir das 22h. Na zona rural os distritos de Pedro Palácio, Pendanga e Guatemala são abastecidos por carro-pipa. Distribuição é feita em dias alternados.

Itaguaçu
Racionamento um dia com água e dois sem. No dia de abastecimento, a distribuição acontece das 17h às 6h.

Itapemirim
Já estava com racionamento há um mês. Mas uma decisão do juiz de plantão em Itapemirim dada no último domingo determinou que o abastecimento fosse restabelecido, mesmo com teor de sal na água acima do recomendado.

Itarana
Todo dia o fornecimento de água é suspenso das 4h às 8h.

Jaguaré
Tanto na sede quanto no interior o racionamento é feito das 13h às 21h, diariamente. A captação da água é feita em quatro poços artesianos e em uma nascente.

Linhares (Sede)
O racionamento é feito aos domingos e quartas-feiras, com uma queda de 33% na pressão da água, por causa do baixo nível do Rio Pequeno.

Mantenópolis
Racionamento das 11h às 16 horas.

Marataízes
Já estava acontecendo racionamento há um mês. Mas uma decisão do juiz de plantão em Itapemirim dada neste domingo determinou que o abastecimento fosse restabelecido.

Marilândia
Racionamento em dias alternados. O abastecimento começa às 18h e para às 6h. A água é trazida do interior por dois caminhões-pipas e também há dois poços na cidade.

Muniz Freire
Acontece racionamento das 23h às 6h.

Muqui
No bairro São Domingos e em parte de São Pedro o abastecimento está paralisado das 13h às 4h. Nos bairros Nossa Senhora Aparecida e Alto Boa Esperança o abastecimento é paralisado das 13h às 8h. Parte baixa da cidade, abastecimento paralisado das 12h às 0 horas, em dias alternados. Nos dias ímpares, abastecimento paralisado nos bairros entre morros, Goiabão e centro sul. Nos dias pares, paralisação do abastecimento nos bairros Centro Norte, Boa Esperança, São Francisco, São Pedro e Santo Agostinho.

Pancas
Racionamento das 10h às 18 horas.

Pedro Canário
Na última sexta, a cidade iniciou racionamento com redução de vazão de distribuição. Segundo a Cesan, consiste em reduzir a pressão durante o dia para aumentar gradativamente à noite.

Rio Bananal
A cidade está dividida em três setores. Cada setor tem um dia com abastecimento e dois sem. Na zona rural, distrito de São Jorge Tiradentes, o abastecimento é feito por poço artesiano, em dias alternados.

Santa Teresa
A cidade está dividida em 3 setores que recebem água durante 12 horas por dia. Cada setor tem um dia com abastecimento e dois sem. A sede fica sem abastecimento das 6h às 18h. Santo Antônio do Canaã é abastecido com caminhão-pipa.

Santa Leopoldina
Algumas comunidades já são abastecidas apenas com carros-pipas por causa da falta d’água.

São Mateus (Sede)
Após cinco meses recebendo água salgada, os moradores da sede voltaram a receber água potável. Por determinação judicial a captação no Rio Cricaré foi interrompida e 17 poços artesianos são usados para abastecer os 80 mil moradores da cidade. Porém, de acordo com o Saae, como a água dos poços tem volume mais limitado que a água do rio, algumas regiões podem enfrentar problemas.

São Gabriel da Palha
Racionamento das 12 às 21 horas.

São Roque do Canaã
Racionamento das 6h às 18h em dias alternados.

São Domingos do Norte
Começou ontem o racionamento. A cidade foi dividida em duas partes. Um dia os bairros Cristo Rei e Caixa D’agua recebem água das 8h às 8h, no outro dia o Centro e o bairro Cris começam a receber água.

Serra
Há racionamento apenas na localidade de Cidade Nova da Serra, que recebe água por caminhão e água de poço.

Vila Pavão
Racionamento das 3h às 18h.

Vila Valério
Racionamento das 17h às 8 horas nos seguintes locais: Centro, Raphael Thomas, Santa Rita e parte baixa de Boa Vista. Das 8h às 17 horas: Nossa Senhora da Penha, Vila Nova, Nova Aliança e parte alta de Boa Vista.

Vargem Alta
A prefeitura decretou situação de emergência e raciona água no município.

Em risco de racionamento:
Ibitirama; Iconha; Mimoso do Sul (decretou situação de emergência); Santa Maria de Jetibá (proibida a irrigação de lavouras no período entre 7h e 17h); Cachoeiro de Itapemirim (Não raciona água, mas estuda ações para reduzir o desperdício de água).

 

Fonte: GAZETA ONLINE

Deixe um comentário

ABES-ES

A Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental - ABES é uma associação com fins não econômicos, fundada em 1966, que reúne no seu corpo associativo cerca de 10.000 profissionais do setor, e tem como objetivos o desenvolvimento e o aperfeiçoamento das atividades relacionadas com a Engenharia Sanitária e Ambiental, na busca da melhoria do meio ambiente e da qualidade de vida da sociedade brasileira.
José Farias, 98/505
Santa Luíza - Vitória/ES
29045-430
Atendimento das 13h30 às 17h30
+55 (27) 998566592
Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental – ABES, seção ES.CNPJ 33 945 015 0017 – 49

Vitória – ES

Contato exclusivo para notas fiscais, documentações, cadastros e trâmites financeiros:
comercial@abes-es.org.br