Ufes e Iema criam grupo para monitorar impactos de desastre ambiental no ES

A Ufes sedia nesta sexta-feira, 13, uma reunião para a formação de um grupo de trabalho com pesquisadores da Universidade para monitorar os impactos ambientais, econômicos e sociais no Espírito Santo do rompimento das barragens de rejeito de minério localizadas em Mariana (MG).

A reunião será realizada às 11 horas, na sala de reuniões da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PRPPG), no campus de Goiabeiras, e contará com a presença de representantes de grupos de pesquisa que atuam na área ambiental. O encontro também será transmitido por meio de videoconferência para permitir a participação ampla de grupos com potencial de engajamento e que estão localizados fora de Vitória.

O grupo terá o objetivo de apoiar o Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema) na gestão do problema resultante. Desde a semana passada, o reitor Reinaldo Centoducatte e a diretora presidente do Iema, Sueli Tonini, estão em contato para propor os primeiros pontos de cooperação entre as duas instituições.

“Temos quatro equipes de pesquisadores coletando amostras da água do Rio Doce para análises e monitoramento. A Ufes está à disposição para colaborar com o Estado na redução dos impactos que este desastre pode provocar”, destaca o reitor.

Frentes de trabalho

O pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Neyval Costa Reis Júnior, explica que, neste momento, o grupo vai atuar em três frentes: no desenvolvimento de ações de curto prazo com a elaboração de projeto de monitoramento para apoiar o acompanhamento e análise dos impactos ambientais de curto de prazo; na elaboração de projeto de monitoramento dos impactos ambientais, sociais e econômicos e sua mitigação, a médio e longo prazos; e na formação de grupo de trabalho que atuará no acompanhamento das ações e assessoria ao Iema.

“Trata-se de um esforço institucional de apoio às atividades de gestão do desastre por parte do órgão ambiental”, afirma.

Texto: Thereza Marinho

Fonte: www.ufes.br

 

Deixe um comentário

ABES-ES

A Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental - ABES é uma associação com fins não econômicos, fundada em 1966, que reúne no seu corpo associativo cerca de 10.000 profissionais do setor, e tem como objetivos o desenvolvimento e o aperfeiçoamento das atividades relacionadas com a Engenharia Sanitária e Ambiental, na busca da melhoria do meio ambiente e da qualidade de vida da sociedade brasileira.
José Farias, 98/505
Santa Luíza - Vitória/ES
29045-430
Atendimento das 13h30 às 17h30
+55 (27) 998566592
Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental – ABES, seção ES.CNPJ 33 945 015 0017 – 49

Vitória – ES

Contato exclusivo para notas fiscais, documentações, cadastros e trâmites financeiros:
comercial@abes-es.org.br