Produzindo água doce, sustentando vidas

Nesta terça-feira (10), a Cesan e a prefeitura de Santa Teresa participaram da primeira reunião com a Agência Nacional de Águas (ANA) para iniciar o projeto ‘Produzindo água doce, sustentando vidas’. O objetivo é a conservação, manejo e recuperação de solo e água da região.

De acordo com o gestor do Polo Santa Teresa (O-PST), Antônio da Silva Ferreira, essa primeira visita dos representantes da ANA ao município será para esclarecimento. “Eles realizarão uma visita institucional para alinhar o projeto com a prefeitura e parceiros, além de contribuir com informações de como funcionará”, contou.

Entre os 224 projetos inscritos, o projeto da Prefeitura em parceria com a Cesan se classificou em 3º lugar, e terá um total de R$ 962,1 mil para reduzir a erosão e promover a recuperação de 20 hectares na Bacia do Rio Santa Maria do Doce. Ao todo foram 36 classificados, mas apenas os três primeiros colocados terão investimento imediato. Os demais formarão um banco de projetos durante três anos, que poderão receber recursos desde que haja disponibilidade orçamentária e financeira da ANA.

Além do plantio de mudas, o projeto promoverá o cercamento de Áreas de Preservação Permanente (APP), totalizando cerca 4.680 metros de cerca. Também serão construídas 3.108 caixas secas em carreadores e ao longo das estradas vicinais. Os produtores participantes ainda receberão pagamento por serviços ambientais.

A participação da Companhia será por meio de medições de vazão e disponibilidade do banco de dados relativos à qualidade da água nas captações. “Essas medições, que terão o apoio da Gerência de Meio Ambiente, é uma forma de avaliar os impactos do projeto. Além disso, haverá o apoio logístico, quando necessário, em mutirões e datas comemorativas, conforme já é realizado pela Cesan”, informou Antônio.

Além do projeto de Santa Teresa, os projetos de Brejetuba e Atílio Vivacqua, também foram classificados em 5º e 36º lugares e ficarão no banco de projetos da ANA.

Fonte: Cesan

 

ABES-ES

A Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental - ABES é uma associação com fins não econômicos, fundada em 1966, que reúne no seu corpo associativo cerca de 10.000 profissionais do setor, e tem como objetivos o desenvolvimento e o aperfeiçoamento das atividades relacionadas com a Engenharia Sanitária e Ambiental, na busca da melhoria do meio ambiente e da qualidade de vida da sociedade brasileira.
José Farias, 98/505
Santa Luíza - Vitória/ES
29045-430
Atendimento das 13h30 às 17h30
+55 (27) 998566592
Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental – ABES, seção ES.CNPJ 33 945 015 0017 – 49

Vitória – ES

Contato exclusivo para notas fiscais, documentações, cadastros e trâmites financeiros:
comercial@abes-es.org.br