A Presidente da ABES-ES participa de banca examinadora na UFES

A Engª Nadja Gorza participou ontem, na UFES, da  banca examinadora de defesa das engªs ambientais Laís Bisi e Géssica Brunhara,  registrando sua  satisfação em constatar que a relação universidade-empresa vem contribuindo para reforçar o conhecimento tecnológico na Cesan. O trabalho apresentado versou sobre as possibilidades de aproveitamento da água de lavagem de filtros da ETA Duas Bocas.

Há muito campo para a pesquisa aplicada ao saneamento:  Em relação  ao abastecimento de água, por exemplo, novos olhares sobre riscos quanto à presença de microrganismos na água produzida, a exemplo de protozoários e vírus, cianotoxinas e proliferação de organismos em biofilmes na distribuição de água, não olvidando os microcontaminantes, como aqueles que provocam perturbações endócrinas, desenvolvimento de padrões tecnológicos e operacionais. Quanto ao esgotamento sanitário e ao manejo dos resíduos sólidos urbanos, o confronto entre soluções locais e soluções centralizadas e a valorização de técnicas que intensificam a reutilização dos efluentes líquidos e sólidos orientam novas perspectivas.

Nos países desenvolvidos, a interação entre o setor de pesquisa e o setor empresarial faz parte da estratégia das empresas na gestão do seu conhecimento tecnológico, em que as fontes externas de conhecimento representam parte importante desta estratégia.

Prof. Ricardo Franci, alunas Laís Bisi e Géssica Brunhara, profa. Edumar Coelho e a presidente da ABES-ES Nadja Lima Gorza.

Fonte: Comunicação ABES-ES