ONG Engenheiros sem Fronteiras seleciona voluntários. Inscrições até 31 de março

Estão abertas as inscrições para o processo seletivo de voluntários para a ONG Engenheiros sem Fronteiras (ESF), que tem sua sede no Centro Tecnológico I da Ufes. São seis diretorias da organização que estão selecionando estudantes ou profissionais formados nos cursos de Engenharia, Ciências Biológicas, Comunicação, Arquitetura e Urbanismo, entre outros.

O Núcleo ESF de Vitória foi fundado em agosto de 2012 e surgiu do interesse dos estudantes da Ufes em buscar uma abordagem mais crítica e humanizada da engenharia, além do aperfeiçoamento técnico e crescimento pessoal de cada um dos membros.

A ONG, que segue os mesmos princípios e valores do Engenheiros sem Fronteiras Brasil,  tem como objetivo realizar e incentivar, no meio acadêmico-profissional, a elaboração de projetos de engenharia e ações que promovam desenvolvimento sustentável em comunidades que carecem desse serviço. O grupo conta, também, com o apoio de estudantes de outras faculdades de Engenharia do Espírito Santo.

Chaila Jacobsen, graduanda em Engenharia Ambiental que atua na organização desde 2016 como Assessora de Projetos, conta que trabalhar na ONG Engenheiros Sem Fronteiras é exercer cidadania e ter a oportunidade de contribuir para o desenvolvimento socioambiental de uma comunidade. “O trabalho voluntário no ESF é uma troca de conhecimento que possibilita crescimento pessoal e profissional”, afirma a estudante.

As inscrições vão até o dia 31 de março e devem ser feitas pelo site esf-vitoria.org com o preenchimento de um formulário. Para mais informações e dúvidas, entrar em contato pelo (27) 3335-2146 ou pelo e-mail vitoria@esf-brasil.org.

Mais sobre a ESF

O Engenheiros Sem Fronteiras é um movimento global que surgiu nos anos 80, na França (Ingénieurs Sans Frontières). A ideia se espalhou e nos anos 90, surgiram na Espanha (Ingeniería Sin Fronteras), Itália (Ingegneria Senza Frontiere) e Canadá (Engineers Without Borders Canada).

Em 2001, a organização chegou aos Estados Unidos (Engineers Without Borders USA) e desde então já se estabeleceu em mais de 40 países. No Brasil, o movimento nasceu em 2007 e, atualmente, é formado por profissionais e estudantes na área de engenharia, voluntários externos e membros colaboradores. Aqui, trabalha-se com o sistema de núcleos, que são ligados a uma gerência nacional. Os núcleos, por sua vez, realizam projetos, oferecendo soluções a fim de promover melhoria na qualidade de vida da população.

 

Texto: Ana Luisa Monteiro (estagiária de Comunicação)
Edição: Thereza Marinho

Fonte: UFES

ABES-ES

A Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental - ABES é uma associação com fins não econômicos, fundada em 1966, que reúne no seu corpo associativo cerca de 10.000 profissionais do setor, e tem como objetivos o desenvolvimento e o aperfeiçoamento das atividades relacionadas com a Engenharia Sanitária e Ambiental, na busca da melhoria do meio ambiente e da qualidade de vida da sociedade brasileira.
José Farias, 98/505
Santa Luíza - Vitória/ES
29045-430
Atendimento das 13h30 às 17h30
+55 (27) 998566592
Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental – ABES, seção ES.CNPJ 33 945 015 0017 – 49

Vitória – ES

Contato exclusivo para notas fiscais, documentações, cadastros e trâmites financeiros:
comercial@abes-es.org.br