Moradores de Vitória cultivam hortas comunitárias

Horta no Cento de Vitória tem 95 espécies de plantas.
Parque Pedra da Cebola inaugurou sua horta comunitária neste domingo.

horta_centro28_11
Horta comunitária no Centro de Vitória (Foto: Reprodução/TV Gazeta)

As comunidades de Vitória estão se organizando e aproveitando pequenos espaços para organizar hortas comunitárias. Depois de seis meses, horta do Centro já tem 95 espécies de planta. Neste domingo (27) foi inaugurada uma no Parque Pedra da Cebola.

Colocadas em vasos e caixotes de madeira, depois organizados em prateleiras, a moradora de Jardim da Penha, Rosa Áurea, disse que as hortaliças da Pedra da Cebola são um incentivo para quem quer ter uma horta em espaços pequenos.

“Para que as pessoas possam, se elas tiverem um pequeno espaço na casa delas, ter uma plantinha. A horta é importante para a gente saber o que a gente está plantando, o que a gente vai comer, porque a gente está vendo que não tem remédio, não tem agrotóxico”.

Em um ponto viciado de lixo, na Cidade Alta, no Centro de Vitória, os moradores fizeram um mutirão de limpeza e planejaram uma horta comunitária. Depois de seis meses, no local são cultivadas 95 espécies de verduras, temperos e ervas medicinais. Para comemorar a realização da horta, os moradores fizeram uma festa com oficina de plantas ornamentais.

A professora Bertha Nocolaevsky explicou que a horta funciona com contribuições. “Eu trouxe aqui uma muda de limão mirim e duas de cariru. Elas têm origem amazônica e fazem parte das Plantas Alimentícias Não Convencionais (Panc), que geralmente a gente não encontra em feiras e mercados, mas elas são comestíveis e podem ser refogadas”.

A médica homeopata da prefeitura de Vitória, Henriqueta Sacramento, informou que a prefeitura ajuda moradores que querem criar hortas comunitárias.

“A gente consegue aliar a parte técnica quanto a de fornecimento de algumas mudas, sementes, terras, às vezes reformar algum espaço, mas, o mais importante é a comunidade se organizar, como essa comunidade fez e a união que desencadeou todo o processo dessa horta” disse a homeopata.

A assistente social Eduarda Borges Bimbato garante que quem cuida das plantas tem os benefícios vão além da alimentação saudável.

“As hortas são usadas no apoio de pessoas com transtornos mentais, em Centros da Terceira Idade, porque o contato com a terra é terapêutico. Mexer na terra é uma coisa que te restitui mesmo. É o contato com a natureza, que na cidade a gente perde”, declarou Bimbato.

28/11/2016 10h47 – Atualizado em 28/11/2016 10h47
Moradores de Vitória cultivam hortas comunitárias
Horta no Cento de Vitória tem 95 espécies de plantas.
Parque Pedra da Cebola inaugurou sua horta comunitária neste domingo.

Saiba mais : http://g1.globo.com/espirito-santo/noticia/2016/11/moradores-de-vitoria-cultivam-hortas-comunitarias.html

Fonte : TV GAZETA

ABES-ES

A Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental - ABES é uma associação com fins não econômicos, fundada em 1966, que reúne no seu corpo associativo cerca de 10.000 profissionais do setor, e tem como objetivos o desenvolvimento e o aperfeiçoamento das atividades relacionadas com a Engenharia Sanitária e Ambiental, na busca da melhoria do meio ambiente e da qualidade de vida da sociedade brasileira.
José Farias, 98/505
Santa Luíza - Vitória/ES
29045-430
Atendimento das 13h30 às 17h30
+55 (27) 998566592
Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental – ABES, seção ES.CNPJ 33 945 015 0017 – 49

Vitória – ES

Contato exclusivo para notas fiscais, documentações, cadastros e trâmites financeiros:
comercial@abes-es.org.br