Gestão de Recursos Hídricos é tema de Seminário em Vitória-ES

O I Seminário Nacional de Recursos Hídricos e o I Encontro dos Profissionais de Saneamento do Espírito Santo, promovido pela Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental – ABES, seção Espírito Santo, realizados nos dias 12 e 13 de Agosto de 2017, no auditório do Centro de Ciências Jurídicas e Econômicas (CCJE), UFES, campus Goiabeiras, promoveu o debate sobre o Saneamento, Reúso e Gestão dos Recursos Hídricos.

Os eventos apresentaram um panorama da gestão de recursos hídricos e os desafios dos profissionais do saneamento e contaram com o patrocínio da Arcelor Mittal, Companhia Espírito-Santense de Saneamento – CESAN, Vale S.A e a Fundação Nacional de Saúde – FUNASA. Além de apoiadores, como: ASSEMAE, Marca Ambiental, Serra Ambiental, Últimos Refúgios, Tommasi Ambiental, Universidade Federal do Espírito Santo e o Governo do Estado do Espírito Santo.

Na programação foram previstas palestras, apresentação de trabalhos técnicos, divulgação de projetos por empresas de saneamento, cases de sucesso, exposição de materiais, máquinas, laboratório móvel além de serviços e novas tecnologias.

Após as solenidades de abertura, começamos as apresentações com a bióloga Mônica Amorim, da Agência Estadual de Recursos Hídricos – AGERH, que atua na coordenação do projeto diagnóstico e prognóstico das condições de uso da água nas bacias hidrográficas dos rios Itaúnas, Itapemirim, Itabapoana, Novo e São Mateus como subsídio ao enquadramento e plano de recursos hídricos e apresentou a palestra “A política nacional de recursos hídricos, as repercussões no saneamento ambiental e o plano estadual de recursos hídricos”.

 

Presidente da Cesan Pablo Ferraço Andreão, Presidente da ABES-ES Nadja Lima Gorza e Professor Rudinei Toneto Junior

Com o intuito de debater acerca dos serviços de qualidade com tarifa justa, sendo esse o principal desafio das empresas de saneamento do Brasil, o senhor Rudinei Toneto Junior, professor da USP e Pablo Ferraço Andreão, presidente da CESAN, foram convidados a ministrar a segunda mesa do evento.

 

 

 

 

A presidente da ABES-ES Nadja Lima Gorza, Professor Valmir de Albuquerque Pedrosa, Sr. Elio de Castro e a presidente da ABES Priscilla Basilio

Posteriormente, em outra mesa, foram discutidas as soluções de conflitos pelo viés da água, apresentado pelo professor da Universidade Federal de Alagoas: Valmir de Albuquerque Pedrosa, sob mediação do presidente do Comitê de Bacia do Rio Jucu, Elio de Castro.

 

 

 

 

Logo após, a Tommasi Ambiental apresentou um vídeo sobre inovação tecnológica na conservação de mananciais, o Truxor: um equipamento anfíbio multifuncional, que draga, escava, corta e remove vegetação aquática, seu sistema de locomoção permite um baixo impacto no solo e alta performance. A anfíbia, que ficou exposta na área verde do evento, pode ser utilizada em baías, lagoas, canais e outros.

Para abrir as mesas da tarde de sábado, foi convidado a dissertar sobre o tema: Instrumentos e gestão de enfretamentos da crise hídrica, o secretário de meio ambiente da cidade de Canoas – Rio Grande do Sul, senhor Paulo Paim tendo como mediador prof da UFES Edmilson Costa e, em seguida, finalizando as mesas do dia 12, o professor do departamento de Engenharia Ambiental da UFES, Dr. Ricardo Franci, foi convidado para ministrar as discussões acerca do tema: Contribuição ao projeto reúso do INTERÁGUAS.

Ganhador Ricardo Daher com Leonardo Merçon do Instituto Últimos Refúgios

Na cerimônia de encerramento do primeiro dia, foi divulgado o resultado do concurso de fotografia, cujo tema foi recursos hídricos, e o sorteio de livros, orientado por Leonardo Merçon do Instituto Últimos Refúgios, e pela Nadja Lima Gorza, presidente da ABES-ES.

O Ganhador foi Ricardo Daher  terá inscrição gratuita em todos os cursos, eventos e palestras da ABES-ES até dezembro de 2018.

 

 

Nadja Gorza, presidente da ABES-ES, relatou que o panorama de gestão dos recursos hídricos, e que o evento propôs melhorias e suscitou novas ideias para enfrentar os desafios dessa esfera, além de fomentar uma intensa troca de práticas e vivências profissionais entre os participantes. “O Espírito Santo e outros estados vêm enfrentando situação de crise hídrica, os temas aqui debatidos podem ajudar-nos a entender como uma gestão eficiente pode ser o diferencial na hora de enfrentar momentos como este”, disse.

No dia 13, buscando estabelecer um debate sobre o enfrentamento da crise hídrica com foco no abastecimento humano – CESAN, o primeiro palestrante foi o Engº Nestor Alcides Gorza Júnior, engenheiro civil com experiência nas áreas de sistema de abastecimento de água e esgotamento sanitário.

Engº Nestor Alcides Gorza Júnior

Em seguida, com o tema: Reúso de Efluentes Industriais, foram convidados a compor a mesa o Prof. Dr. José Carlos Mierzwa, da Universidade de São Paulo, e a Engª Vancleide Bof que apresentou o sistema de reúso industrial no complexo de Tubarão e mediação da senhora Reginalva Santana Mureb, diretora presidente da Serra Ambiental.

Os desafios dos profissionais do Saneamento foram lucidados pelo Eng. Noel Carlos Fernandes Freire, da FUNASA. A palestra homônima do evento que ocorria no mesmo dia trouxe à realidade os projetos e práticas cotidianas realizados por todo o Brasil

E com vistas a discutir o tema: Série Água Brasil 13 – Estudos de Modelos de Gestão de Serviços de Abastecimento de Água no Meio Ambiente, foi convidada a estar à frente da última mesa a senhora Juliana Garrido, representante do Banco Mundial, que ocupa o cargo de especialista sênior da prática global de água e saneamento, a frente desta pasta desde 2002.

É fundamental reconhecer a importância estratégica da Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental e de seus profissionais, sabemos que sem saneamento básico todas as outras medidas para vencer as severas crises hídricas enfrentadas no Espírito Santo são paliativas e, um direito humano básico é ameaçado: o acesso à água. A partir disso, a ABES tem como missão: capacitar e aperfeiçoar os profissionais da área, no sentido de ser propulsora de atividades técnico-científicas/político-institucionais e de gestão que contribuam para a melhoria da saúde do meio ambiente e da qualidade de vida.

Por mérito, viu-se naquele momento, a oportunidade de apresentar aqueles que seguirão em frente com esse legado, a nova diretoria da ABES-ES, momento em que foram empossados e homenageados. A seguir a relação dos membros da ABES-ES para a gestão 2017 a 2019:

Nadja Lima Gorza – Presidente

Maria Alice Mochel Piccolo – Vice Presidente

Edumar Ramos Cabral Coelho – Diretora de Saneamento e Meio Ambiente

Lucas Scheidegger Calenzani –  Diretor de Comunicação e Imagem

Priscilla Basilio Cardoso B. Trindade – Secretária e Presidente da Abes Jovem

Márcia Maria Parreira Azevedo – Tesoureira

Mariângela Dutra de Oliveira – Conselho Consultivo

Mirela Chiapani Souto – Conselho Consultivo

Monica Maria Perim de Almeida – Conselho Consultivo

Elias Antônio Coelho Marochio – Conselho Estadual

Roberto Antônio Bianchi – Conselho Estadual

Rodolpho Gomes Có – Conselho Estadual

Membros da nova diretoria da ABES-ES

O I Seminário Nacional de Recursos Hídricos e o I Encontro de Profissionais do Saneamento Espírito Santo terminaram com uma homenagem aos que contribuíram direta ou indiretamente, em especial aos sócios fundadores, apoiadores e incentivadores da ABES-ES que foram primordiais para a realização do evento: João Ismael Ortulane Nardoto, Paulo Renato Paim, Maria Alice Mochel Piccolo e Nadja Lima Gorza. E em virtude disso, é válido lembrar que as discussões estabelecidas ali se tornaram pertinentes, uma vez que todos os desafios estabelecidos são passíveis da criação de soluções e eficácia delas para a melhoria do meio ambiente e para o bem-estar da sociedade brasileira.

Nossa Presidente Nadja Lima Gorza e o Presidente da Cesan Pablo Ferraço Andreão

 

Sr. Elio de Castro, Romeu Luiz Stein, Aladim Fernando Cerqueira e Pablo Ferraço Andreão
Palestrante Vancleide Bof Palestra: Reúso de Água no Complexo de Tubarão – Vale
Equipe FUNASA Laboratório Móvel
Tommasi Ambiental – Máquina Truxor DM 5045 para conservação de corpos hídricos
Prof. Dr. José Carlos Mierzwa

 

Venha ser um associado ABES, acesse www.abes-es.org.br/vantagens

Fonte: Comunicação ABES-ES

ABES-ES

A Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental - ABES é uma associação com fins não econômicos, fundada em 1966, que reúne no seu corpo associativo cerca de 10.000 profissionais do setor, e tem como objetivos o desenvolvimento e o aperfeiçoamento das atividades relacionadas com a Engenharia Sanitária e Ambiental, na busca da melhoria do meio ambiente e da qualidade de vida da sociedade brasileira.
José Farias, 98/505
Santa Luíza - Vitória/ES
29045-430
Atendimento das 13h30 às 17h30
+55 (27) 998566592
Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental – ABES, seção ES.CNPJ 33 945 015 0017 – 49

Vitória – ES

Contato exclusivo para notas fiscais, documentações, cadastros e trâmites financeiros:
comercial@abes-es.org.br