Fábrica de papel a partir da palha da cana tem produção sustentável

A primeira fábrica do Brasil a produzir matéria-prima para o papel a partir da palha da cana-de-açúcar, a FibraResist, foi instalada em Lençóis Paulista (SP) pelo Grupo Cem. A empresa começou operando com apenas 25% da capacidade. Com o tempo, a intenção é aumentar esses números de produção e de emprego.

 

Empresa possui parceria com a Coopercitrus, que faz a intermediação da venda da palha de cana

 

O representante da empresa, Mário Welber, conta que foram muitos anos de pesquisa até conseguir desenvolver um método para extrair toda fibra de celulose contida na palha. “Foi a partir de 2009 que o grupo enxergou nisso uma oportunidade de mercado e de contribuição socioambiental. Em 2012, nós tivemos uma certificação da universidade de Viçosa em Minas Gerais sobre a qualidade do nosso produto”, conta.

Primeiro, a palha é triturada e limpa, depois é acrescentado um produto que separa a fibra de celulose. A fibra é reidratada para ser transformada em uma pasta. É uma folha de fibra que servirá para as indústrias produtoras de papel fabricarem cartolina, jornal, papel higiênico.

Todo processo é sustentável, não há emissão de poluentes e os produtos são biodegradáveis, ou seja, não agridem o meio ambiente.

Ainda não é possível saber o preço que a pasta vai ser vendida, mas Mário Welber garante que será mais em conta do que pelos métodos tradicionais de se fazer papel com pinus e eucalipto.

O grande ganho nessa história toda é do meio ambiente. “Nós precisamos trabalhar com os pés no chão e com os olhos no futuro. Se as indústrias começarem a inovar e colocarem na sua pauta a sustentabilidade, nós certamente vamos evitar muitos problemas lá adiante”, acredita Welber.

Estoque de palha da FibraResist
Palha da cana-de-açúcar é matéria-prima para o papel produzido

 

 

Fonte: www.novacana.com

ABES-ES

A Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental - ABES é uma associação com fins não econômicos, fundada em 1966, que reúne no seu corpo associativo cerca de 10.000 profissionais do setor, e tem como objetivos o desenvolvimento e o aperfeiçoamento das atividades relacionadas com a Engenharia Sanitária e Ambiental, na busca da melhoria do meio ambiente e da qualidade de vida da sociedade brasileira.
José Farias, 98/505
Santa Luíza - Vitória/ES
29045-430
Atendimento das 13h30 às 17h30
+55 (27) 998566592
Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental – ABES, seção ES.CNPJ 33 945 015 0017 – 49

Vitória – ES

Contato exclusivo para notas fiscais, documentações, cadastros e trâmites financeiros:
comercial@abes-es.org.br