Estações de esgoto vão produzir energia no Espírito Santo

Inovação que surge de parceria entre Ufes e Cesan ainda está no início. Perspectiva é que a novidade comece ser implantada em pequenas cidades no ano que vem

Uma parceria entre a Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) e a Companhia Espírito Santense de Saneamento (Cesan) pode transformar a atual concepção de estações de tratamento de esgoto no Estado. A partir das inovações produzidas na universidade, as estações vão poder, inclusive, gerar energia. A perspectiva é que a novidade comece ser implantada em pequenas cidades em 2018.

Atualmente, o modelo desenvolvido na Ufes já é aplicado na estação de tratamento de esgoto de Araçás, em Vila Velha, na Grande Vitória. Segundo o professor Ricardo Franci, do Departamento de Engenharia Ambiental, os principais objetivos são gerar água de reuso, produzir energia e reciclar nutrientes.

O professor Ricardo Franci, um dos responsáveis pelo Grupo de Pesquisa Núcleo Água, que desenvolveu o trabalho aplicado nas estações de esgoto, as unidades de tratamento podem ser capazes de produzir energia suficiente para consumo interno e para disponibilizar na rede elétrica comum.

“O foco desse projeto, hoje, é esse: transformar as estações de tratamento de esgoto no Brasil e em países de clima tropical ou temperado em unidades que possam, em vez de consumir, produzir energia elétrica tanto para a própria planta como para a área urbana como um todo”, explicou.

Entre os benefícios do projeto desenvolvido pelos pesquisadores da Ufes, estão a produção de energia a partir do biogás, a utilização de água de reuso em ambiente doméstico ou industrial e o aplicação do resíduo resultante do tratamento, que é rico em nutrientes, na agricultura.

Segundo o professor Ricardo Fanci, a intenção é começar a aplicar o modelo a partir de abril do ano que vem em pequenas cidades do Estado. O docente explica que a perspectiva é reduzir custos do tratamento de esgoto.

O serviço de coleta e tratamento de esgoto hoje alcança pouco mais de 50% da população de Vila Velha

Texto: Rafael Monteiro de Barros

Fonte: CBN Vitória

ABES-ES

A Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental - ABES é uma associação com fins não econômicos, fundada em 1966, que reúne no seu corpo associativo cerca de 10.000 profissionais do setor, e tem como objetivos o desenvolvimento e o aperfeiçoamento das atividades relacionadas com a Engenharia Sanitária e Ambiental, na busca da melhoria do meio ambiente e da qualidade de vida da sociedade brasileira.
José Farias, 98/505
Santa Luíza - Vitória/ES
29045-430
Atendimento das 13h30 às 17h30
+55 (27) 998566592
Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental – ABES, seção ES.CNPJ 33 945 015 0017 – 49

Vitória – ES

Contato exclusivo para notas fiscais, documentações, cadastros e trâmites financeiros:
comercial@abes-es.org.br