Empresário do ES usa embalagem de biscoito para fazer mudas e doá-las

Fábrica também substituiu copos descartáveis pelos de vidro e caixas de papelão pelas de plástico. Objetivo é tornar a empresa cada dia mais sustentável.

É o cara: Comerciante distribui mudas em Domingos Martins

O dono de uma fábrica de biscoitos de Domingos Martins, região Serrana do Espírito Santo, reaproveita as embalagens usadas dos produtos para fazer mudas de plantas e distribuí-las aos moradores da cidade. Além disso, Valter Braun dá exemplo de sustentabilidade ao substituir copos de plástico pelos de vidro e caixas de papelão pelas de plástico.

A ideia de tentar tornar a empresa mais sustentável começou há cerca de quatro anos.

“Quando nós fundamos a nossa empresa, aqui no rio Jucu se fazia canoagem. Hoje, no mesmo lugar, tem vacas pastando. Quando a gente olhou para aquilo, a gente chegou a conclusão de que precisávamos fazer alguma coisa”, explicou Valter.

Então, ele começou a adotar algumas mudanças na rotina de produção. Umas delas foi dar aos funcionários pacotes de biscoito. Depois, eles têm que levar a embalagem de volta para a fábrica.

“Na primeira vez, todo mundo estranha. Não é muito comum a gente levar e trazer. E é um compromisso que a gente tem com o meio ambiente”, explicou o auxiliar de produção, Diogo Lopes.

Os saquinhos usados são reaproveitados para fazer as mudas. E cada funcionário é responsável por uma bandeja de mudas, que é cultivada na própria empresa. Só em 2017, foram mais de 6 mil mudas cultivadas e entregues.

A maioria é de Ypê amarelo, mas também tem Jacarandá e outras espécies, inclusive frutíferas. Com uma caixa, Valter faz as entregas gratuitas ao moradores.

“Não é a primeira vez que eu recebo. Ele já me entregou, já fez doação de mudas, já plantei lá na minha casa. Ele consegue transformar os produtos dele em reciclados e consegue fazer essas mudas e distribuir para toda a população”, disse o advogado José Francisco Pimentel.

Além disso, a fábrica não usa copo de plástico. Cada funcionário tem um copo de vidro, com eu próprio nome. Para transportar os biscoitos, eles optaram por caixas plásticas. Em último caso, usam a de papelão.

Com essas medidas, os trabalhadores deixam de usar mais de 21 mil copos descartáveis, 13 mil caixas de papelão, 10,5 mil folhas de papel a cada ano.

Para o empresário, os números são significativos, mas não são o mais importante. “Nós temos que ser aquele beija-flor que levava uma gotícula de água para apagar um grande incêndio e quando perguntaram a ele se ele achava que ia consegui apagar, ele disse ‘talvez não, mas eu pelo menos estou fazendo a minha parte’”, disse Valter.

Fonte: G1

ABES-ES

A Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental - ABES é uma associação com fins não econômicos, fundada em 1966, que reúne no seu corpo associativo cerca de 10.000 profissionais do setor, e tem como objetivos o desenvolvimento e o aperfeiçoamento das atividades relacionadas com a Engenharia Sanitária e Ambiental, na busca da melhoria do meio ambiente e da qualidade de vida da sociedade brasileira.
José Farias, 98/505
Santa Luíza - Vitória/ES
29045-430
Atendimento das 13h30 às 17h30
+55 (27) 998566592
Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental – ABES, seção ES.CNPJ 33 945 015 0017 – 49

Vitória – ES

Contato exclusivo para notas fiscais, documentações, cadastros e trâmites financeiros:
comercial@abes-es.org.br