Diretoria

Nadja Lima Gorza

Presidente

Engenheira Química pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), Mestre em ciências da Engenharia Ambiental (área: técnicas avançadas em tratamento de águas) pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Tem experiência em Engenharia Química, com ênfase em processos unitários orgânicos e inorgânicos, atuação em indústrias na Itália, Inglaterra, Alemanha e Suíça. Experiência em Engenharia Sanitária, com ênfase em Tecnologias de Tratamento de Águas e de Efluentes, tratamento de resíduos e reuso. Foi vice presidente do Comitê de Bacia do Rio Santa Maria da Vitória, conselheira do Conselho Municipal de Meio Ambiente de Vitória (CONDEMA). Participa da ABES–ES desde 2002. É integrante da Comissão de Estudo de Produtos Químicos para Saneamento Básico, Água e Esgoto do CB-10 da ABNT, tendo atuado desde 2006 na elaboração e coordenação de projetos de diversas normas na área do saneamento. Representa a ABES no Comitê Executivo do Plano Municipal de Saneamento Básico de Vitória. Atualmente trabalha na Companhia Espírito Santense de Saneamento (CESAN), na área de produção de água. Desenvolvendo pesquisas nas áreas de oxidação avançada, filtração em membranas e de novas tecnologias de tratamento.

Maria Helena Alves

Vice - Presidente

 

Possui graduação em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Rio de Janeiro UFRJ (1986) e mestrado em Engenharia Civil – Área: Engenharia de Recursos Hídricos pela Coordenação dos Programas de Pós Graduação em Engenharia – COPPE/UFRJ (1993). Possui também MBA em Gestão Empresarial pela FGV/Murad (2013). Foi Gerente de Meio Ambiente e Gestora da Divisão de Gestão Ambiental da CESAN – Companhia Espírito Santense de Saneamento, antes de se aposentar em 2021. Foi membro do Conselho Estadual de Recursos Hídricos – Espírito Santo, representando a CESAN por vários anos. Foi membro do Conselho Nacional de Recursos Hídricos (CNRH) e Câmara Técnica de Água Subterrânea (CTAS/CNRH), representando o setor de Saneamento. Tem experiência na área de Meio Ambiente/Recursos Hídricos, com ênfase em Planejamento Integrado d os Recursos Hídricos, atuando principalmente nos seguintes temas: gestão ambiental, recursos hídricos, gestão de recursos hídricos, outorga, licenciamento ambiental, hidrologia, saneamento ambiental e legislação ambiental. Aposentada em novembro de 2021, quando em exercício profissional na CESAN. Mantem o exercício de suas atividades profissionais com a  participação em bancas de aprovação de tese de Mestrado e representando a ABES-ES (Associação de Engenharia Ambiental e Sanitária – seção Espírito Santo) no Conselho Estadual de Recursos Hídricos – Espírito Santo e na Câmara Técnica de Regulação.

Márcia Maria P. Alves de Azevedo

Tesoureira

Engenheira Civil graduada pela Universidade Federal do Estado do Espírito Santo – UFES (1984), Especialista em Engenharia do Meio Ambiente pela Universidade Federal do Estado do Espírito Santo – UFES (2002 a 2003) e MBA em Gestão Empresarial – FGV (20012-2013). Empregada da Companhia Espírito Santense de Saneamento – CESAN a partir de 2007 e Gestora da Divisão de Saneamento Rural da CESAN de agosto/2008 até maio/2016, Diretora de Saneamento e Meio Ambiente – ABES-ES – gestão 2014/2016, Tesoureira – ABES-ES – gestão 2017/2019, Membro da Câmara Temática de Saneamento Rural – ABES Nacional, Consultora UNESCO na FUNASA – Coordenação Regional do Espírito Santo, Engenheira – Análise de Projeto Hidrossanitário – Prefeitura de Vitória – 2004 a 2007, Atuante através de contrato (terceirizado) na CESAN: 1996 a 2003 na Equipe de Saneamento Rural – Programa Pro-Rural/CESAN – elaboração de projetos e orçamentos; 2004 a 2006 na equipe de gestão – gerência de esgotamento sanitário.

Edumar Ramos Cabral Coelho

1ª Secretária

Engenheira civil pela Universidade Federal do Espírito Santo, Doutorado em Hidráulica e Saneamento pela Escola de Engenharia de São Carlos. Atualmente é Professora Titular da Universidade Federal do Espírito Santo. Tem experiência na área de Engenharia Sanitária, com ênfase em Técnicas Avançadas de Tratamento de Águas para remoção de microcontaminantes.

Plínio Storck Gonçalves

2ª Secretária

Engenheiro Ambiental e Sanitarista graduado pelo Centro Universitário do Leste de Minas Gerais (UNILESTE-MG). Especialista em Gestão Ambiental e Segurança do Trabalho. MBA em Gerenciamento de Projetos. Experiência em gestão de condicionantes ambientais e estudos socioambientais em projetos de diversos segmentos estratégicos como Logístico, Mineração, Fotovoltaico, Eólico e Óleo e Gás. Atuação em auditoria, estudos socioambientais, elaboração de relatórios, avaliação e interpretação de dados/resultados, educação ambiental, gestão de projetos ambientais.

Priscilla Basílio C. B. Trindade

Conselheira Fiscal Estadual

Bióloga formada pela Universidade Federal do Espírito Santo – UFES, Engenheira Ambiental pelas Faculdades Integradas Espírito-Santenses (FAESA), Tecnóloga em Saneamento Ambiental pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES), Mestra em Engenharia Ambiental/Recursos Hídricos pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) e Pós-graduada em Engenharia de Segurança do Trabalho pela Faculdade Cândido Mendes de Vitória (FACAM), Pós-graduada em Engenharia de Campo – Segurança, Meio Ambiente e Saúde pela Universidade Federal do Espírito Santo – UFES. Experiência na área de perícias em segurança do trabalho, saneamento ambiental e recursos hídricos. Trabalhou na Companhia Espírito Santense de Saneamento (CESAN) na área de tratamento de água.

Diênifer Calegari Leopoldino

Conselho Fiscal Estadual

Formada em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Espírito Santo, em 2010. Concluiu seu Ensino Médio no Centro Tecnológico do Espírito Santo – Unidade Descentralizada de Colatina (IFES), em 2001. Concluiu em 2014, MBA em Construção Sustentável na IPOG – Instituição de Pós Graduação. Conclui em 2016, Especialização em Engenharia Sanitária e Ambiental na Faculdade Cândido Mendes – FACAM/Vitória. Conclui em 2019 o Mestrado em Engenharia de Desenvolvimento Sustentável pela UFES. Concluiu em 2022 a Especialização em Gestão de SAA e SES na IPOG – Instituição de Pós Graduação. Em 2022 iniciou o Doutorado em Engenharia Ambiental com previsão de conclusão em 2025. Desde 2013 atua como Analista de Saneamento na CESAN – Companhia de Saneamento do Espírito Santo. Escritora do livro Perda Real de Água: nível de desempenho do sistema de distribuição em Vitória-ES

Mônica Maria Perim de Almeida

Conselheira Fiscal Estadual

Mônica Maria Perim de Almeida, Engenheira Química pela UFRRJ e Mestre em Ciências de Engenharia Ambiental pela UFES, atua na área de saneamento desde 1983, desenvolvendo novos projetos ou melhorando unidades existentes de tratamento de água, esgoto e efluentes. Sócia da empresa Carlos e Mônica Serviços de Engenharia Ltda, trabalhou na Realcafé Solúvel do Brasil, Vale do Rio Doce, SAAE de Cachoeiro de Itapemirim, Odebrecht Ambiental e Fundação Renova. Ministrou diversos cursos sobre tratamento de água e esgoto, foi Presidente da ABES-ES e Conselheira do Conselho Regional de Química 21ª Região, entre 2011 e 2015.

Ricardo Franci Gonçalves

Conselho Consultivo

Engenheiro Civil – Ênfase Sanitária e Ambiental pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1984), com Especialização em Engenharia de Saúde Pública na ENSP – FIOCRUZ (RJ) (1985), DEA Sciences Et Techniques de Lenvironement – Ecole Nationale Des Ponts Et Chaussées (1990), doutorado em Engenharia do Tratamento de Águas – Institut National Des Sciences Appliquées Toulouse (1993) e pós-doutorado no Departamento de Gestão de Águas Urbanas da Universidade Técnica de Berlim – Alemanha. É Professor Titular do Departamento de Engenharia Ambiental da Universidade Federal do Espírito Santo, e foi coordenador da rede temática 5 / Edital 5, do Programa de Pesquisa em Saneamento Básico – FINEP / CAIXA / CNPq. Tem experiência na área de Engenharia Sanitária, com ênfase em Controle da Poluição, atuando principalmente nos seguintes temas: sistemas de coleta e transporte de esgoto sanitário, tratamento de águas residuárias, reúso de águas, aproveitamento de fontes alternativas de água, racionalização do uso da água em edificações, gerenciamento de lodos do saneamento, controle de odores em estações de tratamento de águas residuárias.

 

Elias Antônio Coelho Marochio

Conselho Consultivo

Graduação em Técnico em mecânica graduado pela Escola Técnica Federal do ES em 1986 e Engenheiro mecânico graduado pela Universidade Católica de Minas Gerais em 1982. Principais pós-graduação são Saúde Pública pela Universidade de Ribeirão Preto em1986, Sistemas de energia elétrica pela UFES em 1996 e Engenharia Sanitária pela Fiocruz em 1997. Como experiências profissionais: Supervisor de controle de qualidade da USIMINAS no período de 02/1977 a 07/1979; Professor da rede Estadual de ensino no período de 01/1983 a 02/1986; Funcionário da CESAN a partir de julho de 1983 onde ocupei funções de chefe de divisão, gerente, diretor de produção e presidente (interino); Coordenador técnico do programa de despoluição e saneamento do ES-PRODESAN no período de junho/2001 a setembro/2003; Coordenador técnico do programa de despoluição e saneamento do ES- Águas Limpas no período de outubro/2003 a janeiro/2005; Diretor de Saneamento da CDV no período de fevereiro/2005 a dezembro/2006; Secretário de projetos especiais da Prefeitura Municipal de Vitória no período de janeiro/2007 a outubro/2009. Diretor da Associação Brasileira de Engenharia Sanitária – ES; Chefe da Divisão de Operação da Produção de Água da CESAN a partir de janeiro de 2010; Aposentado na CESAN em outubro de 2016 e; Diretor geral do Serviço Autônomo de Água e Esgoto do município de Aracruz a partir de abril/2017.

Roberto Antônio Bianchi

Conselho Consultivo

Engenheiro Civil, graduado pela Escola de Engenharia de Volta Redonda e pós-graduado em Engenharia Sanitária pela Escola Nacional de Saúde Pública da Fundação Oswaldo Cruz-RJ. Foi membro do Conselho Estadual de Recursos Hídricos do Espírito Santo e do Comitê de Desenvolvimento Urbano do COINFRA – Conselho Superior de Infraestrutura da FINDES-Federação das Indústrias do Estado do Espírito Santo. Na CESAN – Companhia Espírito Santense de Saneamento, empresa onde trabalhou de 1983 a 2009, foi diretor de produção, e entre diversos cargos e funções coordenou a equipe estadual de preparação do primeiro projeto de financiamento com o BIRD – Banco Internacional para a Reconstrução e Desenvolvimento que viabilizou a implantação de importantes projetos nas áreas de saneamento e meio ambiente no ES. Entre março de 2010 e fevereiro de 2011 foi Subsecretário de Infraestrutura Hídrica do Governo do Estado do ES.

Maria De Fátima Lima

Conselho Fiscal Estadual

Química Industrial pela Faculdade Reunidas Nuno Lisboa/RJ com Especialização em Engenharia Sanitária e Ambiental pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro. Foi Pesquisadora na Escola Nacional de Saúde Pública – Fundação Oswaldo Cruz- RJ, Supervisora em Manutenção e Operação de estações de tratamento de esgoto e efluentes industriais na TECMA-Tecnologia em Meio Ambiente Ltda, Subgerente do Setor Normas e Instruções Técnicas da SEAMA- Secretaria para Assuntos de Meio Ambiente, Diretora de Qualidade Ambiental da Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Vitória, Coordenadora do Projeto Critérios de Uso e Manejo, Agrícola e Florestal, do Lodo de Estação de Tratamento de Esgoto no Espírito Santo premiado na categoria Inovação Tecnológica do Inoves Ciclo 2009/ES e o Prêmio de Destaque Nacional de Desenvolvimento Sustentável e Responsabilidade Social (2012) pelo Instituto Ambiental Bioesfera.

Atualmente Analista de Saneamento/CESAN com atuação em manutenção e operação de estações de tratamento de esgoto.

Maria Alice Mochel Piccolo

Conselho Consultivo

ABES-ES

A Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental - ABES é uma associação com fins não econômicos, fundada em 1966, que reúne no seu corpo associativo cerca de 10.000 profissionais do setor, e tem como objetivos o desenvolvimento e o aperfeiçoamento das atividades relacionadas com a Engenharia Sanitária e Ambiental, na busca da melhoria do meio ambiente e da qualidade de vida da sociedade brasileira.
José Farias, 98/505
Santa Luíza - Vitória/ES
29045-430
Atendimento das 13h30 às 17h30
+55 (27) 998566592
Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental – ABES, seção ES.CNPJ 33 945 015 0017 – 49

Vitória – ES

Contato exclusivo para notas fiscais, documentações, cadastros e trâmites financeiros:
comercial@abes-es.org.br