Dique do Rio Jucu transborda após chuva na Grande Vitória

Ambientalista disse que há risco de alagamento, caso chova intensamente. Cesan disse que área é natural de cheias e não afeta cidade

O dique construído pela Cesan para facilitar a captação de água no Rio Jucu, em Vila Velha, Grande Vitória, começou a transbordar, depois da chuva que começou nesta terça-feira (1). Com isso, o ambientalista Eduardo Pignaton disse que a região de Terra Vermelha corre risco de alagamento, caso haja chuvas intensas no verão.

1_c1-4685377
Caso o verão chegue com período de chuvas intensas, o ambientalista afirmou que a região próxima ao rio pode não aguentar Foto: Reprodução/TV Gazeta

Já a Cesan informou que monitora o que chama de ‘ressalto hidráulico’ na captação de água do Rio Jucu e que o local é uma zona rural, área de alagamento histórico, natural de cheias e que não afeta os alagamentos na cidade.

Um vídeo gravado por Pignaton mostra que o dique ficou mais alto do que as margens do rio, após a chuva.
“Na seca, foi preciso que a Cesan construísse a barragem para que a água não fosse para o mar. Aconteceu que uma grande quantidade de peixes morreu por falta de oxigenação. Agora que chegou a chuva, a água, em vez de voltar para o leito normal do rio, saiu pelas laterais, está alagando as áreas de pasto em torno do rio e daqui a pouco está chegando à região de Terra Vermelha”, declarou o ambientalista.

Pignaton destacou que, com a chuva, a Cesan deveria abrir a barragem, para a água sair em direção ao mar e lavar o esgoto empoçado.

“Esse improviso que a Cesan está fazendo deveria ter monitoramento. Se choveu, tinha que abrir. Parou de chover, tem que voltar a fechar, porque o Rio Jucu não tem reservatório”, disse.

Caso o verão chegue com período de chuvas intensas, o ambientalista afirmou que a região próxima ao rio pode não aguentar.

“Como já está recebendo uma grande quantidade de água nesta fase, vindo chuva intensa no verão, a gente pode ter um alagamento muito grande na região de Terra Vermelha, porque o lado de Vila Velha tem o dique, mas o de Terra Vermelha, não”, explicou.

Fonte: G1 ES

ABES-ES

A Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental - ABES é uma associação com fins não econômicos, fundada em 1966, que reúne no seu corpo associativo cerca de 10.000 profissionais do setor, e tem como objetivos o desenvolvimento e o aperfeiçoamento das atividades relacionadas com a Engenharia Sanitária e Ambiental, na busca da melhoria do meio ambiente e da qualidade de vida da sociedade brasileira.
José Farias, 98/505
Santa Luíza - Vitória/ES
29045-430
Atendimento das 13h30 às 17h30
+55 (27) 998566592
Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental – ABES, seção ES.CNPJ 33 945 015 0017 – 49

Vitória – ES

Contato exclusivo para notas fiscais, documentações, cadastros e trâmites financeiros:
comercial@abes-es.org.br