Conheça como oito regiões do mundo lidam com a escassez de água

Desde o começo do ano passado, São Paulo tem enfrentado uma severa crise de falta de água, com poucas chuvas, altas temperaturas e índices cada vez mais baixos dos reservatórios de água.

Ao longo de 2014 a crise passou a afetar também o Rio de Janeiro e Minas Gerais, com a queda dos níveis de seus mananciais.

E na semana passada, o governo do Espírito Santo declarou que o Estado vive um "cenário de alerta" para a possibilidade de falta de água.

A escassez de água que tem assustado o Sudeste não é novidade em outras regiões do mundo, que encontraram formas para conviver com a seca.

Albuquerque
Terra do seriado "Breaking Bad", cidade no sudoeste dos EUA sofre consequências do 5º ano seguido de seca. Um setor muito afetado é o da agricultura, que usa águas subterrâneas para driblar a crise. Agricultores têm deixado de usar áreas de cultivo para algodão, que é menos lucrativo, aproveitando a água economizada para manter plantações de noz pecan, mais rentáveis.

Foto: Mark Holm/The New York Times

Califórnia
Estado localizado na costa oeste dos Estados Unidos enfrenta há três anos a pior seca em séculos. Uma das medidas tomadas pelo governo local para reduzir o consumo foi multar em US$ 500 (cerca de R$ 1.300 na cotação de 30 de janeiro) quem for flagrado usando água potável para lavar calçada ou regar jardim.

Foto: Justin Sullivan/Getty Images/AFP

Atacama
Considerado o deserto mais alto e árido do planeta, o Atacama fica no norte do Chile. Por estar situado a mais de 2.000 metros acima do nível do mar, as nuvens que se formam no litoral não chegam até lá. As consequências são longos períodos sem chuva. Para conseguir água, moradores usam redes para captar gotas da neblina, que caem em canos e vão para uma caixa que abastece a população.

Foto: Divulgação

Dubai
Situada no norte dos Emirados Árabes, Dubai fica às margens do Golfo Pérsico. A cidade dos imponentes arranha-céus tem clima de deserto, com altas temperaturas e poucas chuvas. Para fornecer água para a população e a agricultura, Dubai recorre à dessalinização, que consiste em retirar sais minerais da água do mar. A principal desvantagem é o alto custo em relação ao tratamento de água para reúso.

Foto: Getty Images

Israel
O país enfrenta nove meses de seca por ano e registra menos chuvas que o semiárido brasileiro. Apesar disso, a população não sofre com falta de água. Além de recorrer à tecnologia de dessalinização, Israel reaproveita quase 90% do esgoto para irrigação.

Foto: Jack Guez/AFP

Cingapura
A cidade-Estado localizada no sul da península Malaia não recebe chuva suficiente para abastecer sua população de 5,3 milhões de pessoas. Para fornecer água, Cingapura importa água da Malásia, restringe o uso, multando os gastões, e investe pesado no tratamento de esgoto para reutilizar a água usada.

Foto: Wong Maye-E/AP

Mendoza
A cidade situada no oeste da Argentina fica à beira da cordilheira dos Andes. Mendoza tem clima árido e escassez de chuvas. Apesar disso, a região é uma das maiores produtoras de vinho do mundo. Para irrigar os vinhedos, os agricultores utilizam uma técnica herdada dos incas, os primeiros habitantes da região, de aproveitamento da água do derretimento da neve das montanhas.

Foto: divulgação

Cidade do México
A capital do México tem clima seco e pouca chuva. Enfrenta problemas de abastecimento por causa da grande concentração populacional, esgotamento de rios e tratamento insuficiente da água devolvida ao solo. A cidade aposta nos aquíferos como solução para abastecer seus 8,8 milhões de habitantes.

Foto: Getty Images

Deixe um comentário

ABES-ES

A Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental - ABES é uma associação com fins não econômicos, fundada em 1966, que reúne no seu corpo associativo cerca de 10.000 profissionais do setor, e tem como objetivos o desenvolvimento e o aperfeiçoamento das atividades relacionadas com a Engenharia Sanitária e Ambiental, na busca da melhoria do meio ambiente e da qualidade de vida da sociedade brasileira.
José Farias, 98/505
Santa Luíza - Vitória/ES
29045-430
Atendimento das 13h30 às 17h30
+55 (27) 998566592
Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental – ABES, seção ES.CNPJ 33 945 015 0017 – 49

Vitória – ES

Contato exclusivo para notas fiscais, documentações, cadastros e trâmites financeiros:
comercial@abes-es.org.br