Conheça a maravilhosa Bechibila, a mulher que está transformando água suja em potável em Gana

A maioria de nós planeja desde cedo a própria vida em torno de empregos, planos financeiros, desejos materiais ou mesmo planos maiores que envolvam nosso futuro como sonhamos. Para a ganense Bechibila Mpuanmor, desde pequena seu plano era conseguir realmente contribuir à vida não só dela, mas de sua comunidade, com algo que pudesse realmente fazer diferença. Sua história, no entanto, possui um nada discreto agravante: Bechibila não pode andar.

A única fonte de água de sua comunidade, no nordeste de Gana, na África, é um rio de águas turvas e sujas.

Foi aqui que ela percebeu sua missão em vida: mesmo sem conseguir fazer tudo que outras pessoas, capazes de andar, podem, ela decidiu que iria ajudar sua comunidade a se livrar das doenças e males oriundas do consumo de água suja – e que iria, de casa em casa, ensinar como limpar a água dos rios, e educa-los sobre a importância da água limpa.

Sua única forma de se mover é uma bicicleta adaptada, que Bechibila pedala utilizando as mãos. Mas isso jamais a impediu de nada.

Em parceira com a empresa P&G, Bechibila ensina a utilizar uma solução química que separa a sujeira da água – bastando mexer a solução na água para, em seguida, filtra-la por um pano, para se ter água limpa e pronta para o consumo e uso geral.

“Eu irei tão longe quanto minha bicicleta puder me levar”, ela diz. Desde 2004, mais de 11 bilhões de litros de água limpa foram produzidas, a partir de iniciativas entre a empresa e mulheres como Bechibila – que nesse momento certamente segue, incansável, até a próxima residência.

Fonte: Hypeness

 

ABES-ES

A Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental - ABES é uma associação com fins não econômicos, fundada em 1966, que reúne no seu corpo associativo cerca de 10.000 profissionais do setor, e tem como objetivos o desenvolvimento e o aperfeiçoamento das atividades relacionadas com a Engenharia Sanitária e Ambiental, na busca da melhoria do meio ambiente e da qualidade de vida da sociedade brasileira.
José Farias, 98/505
Santa Luíza - Vitória/ES
29045-430
Atendimento das 13h30 às 17h30
+55 (27) 998566592
Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental – ABES, seção ES.CNPJ 33 945 015 0017 – 49

Vitória – ES

Contato exclusivo para notas fiscais, documentações, cadastros e trâmites financeiros:
comercial@abes-es.org.br